Cáritas Brasileira realiza nova etapa de ajuda ao Rio Grande do Sul

Geral

Iniciativas emergenciais incluem distribuição de água potável e cartões multipropósito para famílias afetadas.

Publicação: 24/06/2024

Agentes da Cáritas Brasileira atendem famílias, oferecendo suporte e informações essenciais para a recuperação pós-enchentes. Agentes da Cáritas Brasileira atendem famílias, oferecendo suporte e informações essenciais para a recuperação pós-enchentes. Em tempos de desafios e necessidades, a rede Cáritas está comprometida em atuar frente a emergência no Rio Grande Sul. Em resposta às enchentes que atingiram o estado no segundo trimestre deste ano, a organização, que se organiza em diferentes níveis de atuação, iniciou no final de maio uma série de ações para apoiar as famílias afetadas nos municípios de Canoas e São Leopoldo.

Uma das iniciativas é a distribuição de 20 litros de água potável e 360 cartões multipropósito. Este esforço é realizado pela rede Cáritas em parceria com a Agência Católica para o Desenvolvimento Ultramarino (CAFOD), por meio do Fundo Start, da Start Network, cujo objetivo é garantir que as famílias tenham acesso a água segura, essencial para a saúde e bem-estar durante este período crítico e recursos para cobrir as necessidades essenciais.  Distribuição de água potável, garantindo água segura para as famílias afetadas por crises ambientais.

Cecília lorio, representante da CAFOD no Brasil, destacou a importância da colaboração entre a CAFOD e a Cáritas Brasileira, “a relação entre CAFOD e Cáritas Brasileira é crucial porque compartilhamos a mesma visão e valores. Acreditamos em um mundo justo, sustentável, fraterno, equitativo e inclusivo. Acreditamos no poder do trabalho em rede, no trabalho com voluntários e com as comunidades menos favorecidas e em situação de vulnerabilidade. Na resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, especialmente no projeto emergencial em Canoas, tivemos o apoio essencial do Fundo Start. Graças ao trabalho coordenado entre as organizações, conseguimos elaborar o projeto em 24 horas. A Cáritas RS, mesmo impactada pelas enchentes, esteve na linha de frente, respondendo e buscando aliviar o sofrimento de tantas pessoas e famílias impactadas. Estamos impressionados com a agilidade da resposta da rede Cáritas”, destacou.

Roseli Dias, da Coordenação Colegiada da Cáritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul, destaca a importância da ação rápida, “em meio a tanta tristeza e desalento que encontramos nos rostos das pessoas atingidas por esta catástrofe, as ações da rede Cáritas trazem um pouco de esperança. Pois além de não ter mais o aconchego de seus lares, as famílias que estão tentando retornar, ainda que com insegurança, para limpar e dar os primeiros passos de volta, não se sentem seguros para beber a água que chega nas torneiras. Entre outras ações, os fardos de água entregue às famílias pela Cáritas, minimizando esta situação”, afirmou.

Atendimento individualizado a famílias afetadas, proporcionando orientação e suporte no contexto da crise ambiental. Somado a isso, a Cáritas Brasileira, em parceria com a Catholic Relief Services (CRS) e com financiamento da USAID/BHA, também está focada na entrega de 150 cartões multipropósito para apoiar as famílias, fornecendo recursos para cobrir necessidades essenciais. Anna Hrybyk, consultora técnica da CRS para resposta de emergência, comentou: "a presença da CRS visa apoiar e fortalecer a resposta da Cáritas. Estamos oferecendo solidariedade e expertise em princípios humanitários e sistematização de informações”.

Representante da Cáritas Brasileira orienta sobre o uso dos cartões multipropósito, um recurso para cobrir as necessidades essenciais.

Resposta interligada

A solidariedade e o apoio humanitário são essenciais em momentos de crise.

Através da área de atuação Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (Magre), a Cáritas tem realizado ações emergenciais para mitigar os danos causados às famílias afetadas por crises ambientais, promovendo a justiça social e o bem comum, e reafirmando os valores de solidariedade e amor ao próximo.

João Paulo Couto, assessor nacional da Cáritas Brasileira, também comentou sobre a importância dessas ações: "nos momentos mais críticos, a rede Cáritas se mobiliza para olhar pelos nossos irmãos e irmãs que estão em situação de maior vulnerabilidade. Inspirados por Cristo e pela solidariedade que nos guia, nos dedicamos a ajudar essas famílias a reconstruírem suas vidas. Durante este período, acolhemos diversas famílias e testemunhamos as dificuldades que enfrentam. Nossa missão é estar ao lado delas, oferecendo o apoio necessário e esperança para que possam superar os desafios e reconstruir suas vidas com dignidade”, afirmou.

Projeto START

O Fundo Start Network Rio Grande do Sul visa proporcionar assistência imediata com a entrega de cartões multipropósito, beneficiando famílias de Canoas e São Leopoldo, além de fornecer água potável para 5.000 pessoas desses municípios. A iniciativa é financiada pela Agência Católica para o Desenvolvimento Ultramarino (CAFOD) e pelo Fundo Start Network, com duração de 45 dias. O objetivo é proporcionar para as famílias, autonomia para a compra de alimentos, materiais de higiene pessoal e higienização de suas casas, através de cartões multi propósito,  além de proporcionar o acesso à água potável, através da distribuição de galões de água.

Projeto BHA

A rede Cáritas Brasileira, em parceria com Catholic Relief Services (CRS), com financiamento da USAID BHA, também disponibilizará auxílio monetário via transferência bancária e cartão. Este recurso poderá ser utilizado pelas famílias afetadas  também para a compra de alimentos, itens de higiene, limpeza e utensílios domésticos. Este benefício é essencial para garantir que as famílias possam suprir suas necessidades básicas e manter um ambiente saudável e seguro em suas casas.