Cáritas Brasileira promove Encontro de Saberes Tradicionais em Boa Vista, Roraima

Projetos

Pajé Iolanda Pereira Macuxi lançou livro de receitas tradicionais e mediou oficinas no dia 14/06, reunindo pessoas migrantes e brasileiras.

Publicação: 18/06/2024

Iolanda Pereira, do Povo Macuxi, ensina agentes Cáritas em Roraima a preparar garrafadas, banhos, chás e pomadas.

Entender o lugar de importância dos saberes tradicionais é afirmar o respeito e valorização da cultura dos povos e comunidades originárias do Brasil. A Cáritas Brasileira, reconhecendo o protagonismo das comunidades e o importante papel que desempenham no cuidado das pessoas e do meio ambiente, realizou na última sexta-feira (14), na cidade de Boa Vista-RR, um Encontro de Saberes Tradicionais.

O evento foi realizado no âmbito da quarta etapa do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, com atividades nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.

O momento integrou o pré-lançamento do livro bilíngue de receitas “A Cura Macuxi”, escrito pela pajé Iolanda Pereira Macuxi e organizado e traduzido para o espanhol pela Cáritas; oficinas de preparação das receitas naturais e ancestrais; além da partilha de saberes entre os/as agentes Cáritas que estiveram no momento formativo. O espaço recebeu a decoração e participação do artista Bartô Macuxi.

Pré-lançamento do livro "A Cura Macuxi"

Iolanda Pereira Macuxi é Assessora Técnica Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima - Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). Natural do município do Uiramutã, cidade brasileira com maior proporção de indígenas do país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Iolanda recebeu do pai, que também era pajé, o conhecimento ancestral.

"É muito importante valorizar as ervas medicinais que nós temos. Nós temos um laboratório grande, aberto, que é a Amazônia brasileira. Nós temos muitos remédios [que vêm] da natureza, que podem nos ajudar a tratar as doenças", comentou a pajé Iolanda.

Preparo de chá de anador, erva analgésica e anti-inflamatória recomendada para todas as faixas etárias.

O assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador local do projeto Orinoco,  Wellthon Leal, explicou que o encontro foi a consolidação da escuta de juventudes indígenas e migrantes, durante as atividades realizadas por equipes do projeto Orinoco.

“A ideia do encontro surgiu através da escuta de juventudes indígenas e migrantes que relatam não conseguirem ter acesso ao conhecimento ancestral de cuidado e cura, segundo uma perspectiva indígena. Assim, o objetivo do livro e dos encontros é ajudar a repassar os saberes tradicionais, quebrando a barreira geracional e linguística”, disse.

Marineide Peres, educadora social da rede Cáritas em Roraima e do povo Macuxi, comentou a importância do espaço para fortalecimento da interculturalidade entre os povos ancestrais. Iniciativa que refletiu parte da riqueza e da diversidade das plantas medicinais, das práticas terapêuticas e dos rituais curativos, que são transmitidos de geração em geração e representam a essência da conexão entre pessoas e natureza.

"Nós povos indígenas temos essa tradição dessas medicinas tradicionais do nosso povo. Então, isso vem fortalecer a nossa cultura, a nossa tradição. Fortalecer a nossa ancestralidade e essa interculturalidade entre os povos", concluiu.

O livro completo será traduzido também para a língua Warao, e será lançado no segundo semestre deste ano, em evento a ser realizado na Terra Indígena de São Marcos, município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras

Esta é uma publicação da Cáritas Brasileira, realizada por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, financiada por subsídio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e da Catholic Relief Services (CRS). As opiniões emitidas e conclusões declaradas no livro “A Cura Macuxi” são de responsabilidade de seus/as autores/as não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista dos financiadores ou de suas organizações parceiras.

O objetivo deste livro é puramente educativo e o mesmo não tem a pretensão de oferecer nenhum conselho médico. Pessoas com restrições alimentares, pessoas idosas, gestantes e lactantes devem consultar um(a) profissional de saúde qualificado(a) sobre os ingredientes antes de preparar e fazer uso das fórmulas. Antes de utilizá-las, leia sempre as informações fornecidas e saiba que algumas delas não são adequadas para bebês e crianças. Essas indicações estão explicitamente descritas no início de cada receita. As fórmulas devem ser armazenadas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

Cáritas Brasileira

Fundada em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como missão anunciar e testemunhar o evangelho de Jesus Cristo junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. A rede Cáritas Brasileira está presente em todas as regiões do país, desenvolvendo projetos e ações de solidariedade para a superação da pobreza e de outras situações de desigualdade social.

Conheça mais sobre as nossas ações: www.caritas.org.br