COLABORE

Cáritas Brasileira lança curso EAD “Gestão Integral de Riscos e Desastres”.

Áreas de Atuação

O curso EAD tem como objetivo fortalecer as ações da rede Cáritas para empoderamento das comunidades em áreas de risco

Publicação: 04/02/2021


Formar para prevenir, esse é um dos principais objetivos que motivaram a Cáritas Brasileira a lançar o curso EAD “Gestão Integral de Riscos e Desastres”. Fruto de uma construção histórica de atuação institucional frente a comunidades em situação de vulnerabilidade, a formação acontece dentro da área de atuação  Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), frente estratégica de ação em resposta à prevenção de desastres, atendimento emergencial aos indivíduos e famílias afetadas e na construção de comunidades mais seguras.

“A área de atuação da Cáritas em Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), é muito importante e ampla. Ela faz parte de toda história e existência da Cáritas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.” afirma o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos. 


O curso teve início na última semana de janeiro e segue até março deste ano, através da plataforma desenvolvida, especialmente, para capacitar agentes Cáritas nessa área. A formação conta com o apoio da Cáritas Alemã. 

Estão inscritos no curso 261 participantes, homens e mulheres que atuam em todo Brasil nas Cáritas Regionais e entidades-membro. "Gente que trabalha em sintonia com o cuidado da Casa Comum", como descrito pelo presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio da Silva. 

Ainda segundo dom Mário, o curso é uma forma de exercitar a “globalização de solidariedade”, defendida pelo Papa Francisco através da formação que visa fortalecer a incidência da Rede em momentos difíceis. "A própria natureza da Cáritas é de estar próxima, de estar preocupada, abraçando causas e tendo atenção concreta com as pessoas afetadas por desastres, intempéries, afetadas por injustiças e miséria, no Brasil e no mundo. Isso é uma expressão de solidariedade preciosa, solidariedade em nome de Cristo e da Igreja. É Cristo que se torna caridade através das ações da Cáritas.", disse. 

Além da formação preventiva, o curso visa fortalecer a atuação política da Cáritas. “Para construirmos uma sociedade sustentável, baseada no desenvolvimento integral, é necessário a incidência política na construção de políticas públicas voltadas para o bem comum, para o meio ambiente e para as emergências”, explica Carlos Humberto ao compartilhar reflexões sobre a missão em enfrentar desastres ambientais que atingem as famílias mais pobres e vulneráveis. 

“Às vezes essa questão do cuidado com o meio ambiente parece ser uma coisa distante, mas é algo que está presente no nosso dia a dia. É preciso conhecer os riscos que a gente encontra, para que a gente possa entender o que acontece pelo Brasil e no mundo, sabendo atender e responder às emergências”, disse Jaqueline Batista Faria, da Cáritas Regional  Paraná, ao partilhar a experiência de ter participado de uma formação promovida pelo MAGRE presencialmente. 


Estrutura do Curso 

Com a pandemia, acarretada pela propagação do coronavírus em todo o mundo, a Cáritas Brasileira converteu a formação que aconteceria de maneira presencial nos territórios para o formato de educação a distância. O conteúdo construído vem da longa atuação da Rede no percurso  dos seus quase 65 anos de existência. 

Na plataforma EAD estão hospedados cadernos e documentos elaborados pela Cáritas e toda a formação será acompanhada por facilitadoras que estão em diferentes estados do país, a fim de garantir que os e as agentes Cáritas leiam e se apropriem de todo o conteúdo produzido. 

Os cadernos e materiais sobre a atuação da Cáritas Brasileira na temática de MAGRE estão disponíveis para toda comunidade no site www.caritas.org.br . 

Clique aqui para acessar o Caderno 1


Tag