CÁRITAS BRASILEIRA INICIA DIÁLOGO COM A PREFEITURA DE RIO BRANCO-ACRE

A iniciativa visa melhorar o atendimento às famílias atingidas com as fortes chuvas na cidade.

Publicação: 11/06/2024

Construir uma sociedade do bem viver é um lema que nos move e que nos orienta. Somos um organismo que busca contribuir e participar de uma construção solidária, com humildade.  Equipe da Cáritas Brasileira se reúne com representantes da Prefeitura de Rio Branco-AC para discutir o projeto 'Resposta Emergencial Rio Branco'.

Pensando nisso, a equipe da Cáritas Brasileira se reuniu no dia 18/05, na sede da Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da prefeitura de Rio Branco, com o Secretário Adjunto Wellington Divino,  a Diretora de Direitos Humanos Rila Freze, e a Coordenadora da Casa de Passagem dos Migrantes, Carla Adriana.

O encontro teve como propósito apresentar o projeto “Resposta Emergencial Rio Branco” e dialogar com a prefeitura da cidade, apontando as demandas das populações que foram afetadas pelas fortes chuvas, ocorridas no primeiro semestre deste ano. A intenção é construir ações de políticas públicas efetivas e processos políticos direcionados a essas populações.

João Paulo Couto, assessor nacional da Cáritas Brasileira, ressalta a importância da escuta ativa e construção dessas parcerias: “Nesse processo, estamos conseguindo ouvir sobre as perdas significativas que as famílias têm enfrentado. Esse momento de diálogo é de suma importância. Obter dados, traçar estratégias conjuntas e ter acesso ao mapeamento dos bairros afetados é fundamental para o desenvolvimento da resposta emergencial", disse.

Rila Freze, destaca quais são os esforços conjuntos construídos para atender as famílias mais vulneráveis: “Estamos participando de reuniões com pessoas envolvidas com o atendimento às famílias, para identificar aquelas com maior necessidade, como famílias que perderam moradia, pessoas com deficiência, crianças, mães solo, idosos e pessoas com doenças crônicas. O objetivo é garantir direitos humanos a todos com equidade,  explica a Diretora de Direitos Humanos.

O diálogo continua

Equipe da Cáritas Brasileira e representantes da Prefeitura de Rio Branco-AC mapeando bairros afetados pelas enchentes.

No dia 05/06, a equipe da Cáritas Brasileira se reuniu com o Secretário Municipal de Finanças de Rio Branco na prefeitura do município, Wilson Leite,  para mapear os bairros afetados pelas enxurradas e apresentar o Projeto Resposta Emergencial no Acre. O encontro contou com a presença do Secretário e sua equipe técnica.

Aurinete Brasil, coordenadora regional do projeto e assessora da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste, comentou sobre a importância dessa colaboração: “Junto às comunidades “A Cáritas contribui significativamente com esses processos. Mesmo que seja um processo que abranja uma quantidade menor de população, nosso mapeamento e identificação das áreas afetadas ajudam a sinalizar ao poder público onde é necessária maior atenção. Ao escutar e trabalhar junto às comunidades, podemos contribuir efetivamente com os municípios, como no caso de Rio Branco, fortalecendo as comunidades locais e abordando questões de meio ambiente e gestão de risco de desastres. Nosso trabalho, através de rodas de conversa, oficinas e capacitações, é uma grande potencialidade para as comunidades locais”, realça Aurinete.

A Cáritas Brasileira continua dedicada a promover ações eficazes e assistência às famílias afetadas pelas chuvas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Resposta Emergencial

O projeto, Resposta Emergencial Rio Branco - Acre, representa um esforço significativo para promover a solidariedade e o desenvolvimento local, oferecendo esperança e apoio às comunidades mais vulneráveis.

A iniciativa é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia.