COLABORE

Cáritas Brasileira informa suspensão das ações de dois dos seus maiores programas em migração

Institucional

A Cáritas Brasileira informa que, a partir do dia 17 de fevereiro, não conseguirá mais garantir as ações do projeto Sumaúma e Orinoco

Publicação: 17/02/2025


A Cáritas Brasileira informa que, a partir do dia 17 de fevereiro, não conseguirá mais garantir as ações do Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas, reconhecida iniciativa de segurança alimentar e nutricional em Roraima, e Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, ação de promoção ao acesso à água, saneamento e higiene. 


Enquanto o projeto Sumaúma distribuía diariamente 1.800 refeições, respeitando as escolhas culturais das pessoas atendidas e garantindo uma alimentação de alto valor nutricional, de segunda a sexta-feira, no Posto de Recepção e Apoio (PRA) de Boa Vista, o projeto Orinoco, vinha desempenhando uma importante missão de garantir a população migrante e em situação de rua, acesso à banheiros, duchas, bebedouros e lavanderias. Os acessos nas instalações de atuação do projeto chegavam a 1.000 atendimentos por dia.


A Cáritas Brasileira atua por meio de programas e projetos, cada um com um escopo específico de ação voltado à promoção da dignidade e garantia de direitos. Atualmente, 100% dos recursos dessas duas iniciativas vêm dos Estados Unidos. No entanto, diante da ausência de novos aportes financeiros e da falta de recursos em caixa que garantam sua continuidade, a Cáritas Brasileira tomou a difícil, mas necessária decisão de suspender temporariamente esses programas. Esta decisão reflete a seriedade da instituição, compromisso com a transparência, ética na gestão dos projetos e na prestação de contas aos beneficiários, parceiros e à sociedade.


Em Roraima, a rede Cáritas atua por meio do Secretariado Nacional e também se faz presente nas ações da Cáritas Diocesana de Roraima, entidade membro da rede Cáritas. 


A presença da rede segue comprometida e atuante junto às pessoas que mais precisam. Neste momento desafiador, destacamos a importância da sociedade civil organizada e dos braços sociais da Igreja para manter um compromisso ativo com a justiça social e a construção do Bem Viver.


A Cáritas Brasileira segue firme em sua missão de serviço, solidariedade e esperança, buscando sempre alternativas para fortalecer sua atuação junto aos que mais precisam. Nesse contexto, além de seguir com os diálogos com parceiros e doadores, a instituição convida todos os corações de bem a contribuírem com campanha de arrecadação espontânea, para que, quando houver segurança financeira, possam ser retomados o desenvolvimento desses programas essenciais.


As doações podem ser feitas através do pix doe@caritas.org.br ou através de transferência bancária na conta do  Banco do Brasil, agência: 0452-9 e conta corrente: 53.377-7. Doações internacionais através do IBAN: BR1600000000004520000533777C1 |  Swift: BRASBRRJSBO. 


A Cáritas Brasileira convida a todas as pessoas a se comprometerem na promoção da dignidade e defesa dos direitos das populações vulneráveis. Junte-se a nós. 


Acesse a nota também clicando aqui


Atenciosamente,

Cáritas Brasileira


Tag