Cáritas Brasileira alcança altos padrões de gestão segundo a Cáritas Internacionalis.

Institucional

Estânderes de Gestão são o comprometimento da Rede Cáritas no Brasil com padrões internacionais.

Publicação: 11/06/2024

A Cáritas Brasileira recebeu da Caritas Internationalis o certificado de avaliação dos Estânderes de Gestão. Essa avaliação representa que a rede no Brasil está alinhada com os padrões internacionais estabelecidos para atuação junto às pessoas que mais precisam. O processo de avaliação tem o objetivo de garantir uma ação humana, segura e digna de toda confederação da Cáritas.

Anadete Reis, Diretora-Tesoureira da Cáritas Brasileira, explica que esse processo fortalece uma atuação humana e comprometida: "Essa avaliação é muito importante para toda a Rede Cáritas porque ela unifica padrões de gestão, modelos de como uma entidade deve funcionar, ou seja, essa avaliação fortalece a Cáritas Brasileira, bem como fortalece a Rede Cáritas como um todo, nos tornando mais fortes, capazes de perceber aquilo que estamos fazendo, e o que pode ser melhorado", disse.

A Cáritas Internationalis é uma rede de 162 organizações, a qual a Cáritas Brasileira faz parte. Os Estânderes de Gestão ou Padrões de Gestão, refletem diretrizes, boas práticas, normas e políticas, para uma atuação humanitária, que salvaguarde direitos e proteja as pessoas.

O presidente da Cáritas América Latina e Caribe, Dom Gustavo Rodríguez Vega, felicitou a Cáritas Brasileira e a Cáritas Cuba que passaram por esse processo de avaliação e alcançaram a certificação da Caritas Internationalis. “Este reconhecimento contribui significativamente à capacidade de uma organização membro para cumprir sua missão de maneira efetiva e sustentável. Animo às demais Cáritas da região a seguir avançando nos estânderes de gestão. Que tudo isso se traduza em mais e melhores bênçãos para os pobres que nos trazem presente a Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A avaliação trouxe para a rede Cáritas Brasileira, o compromisso de qualificar a cada dia todos os estânderes de gestão, mesmo tendo alcançado os altos níveis dos padrões estabelecidos pela Cáritas Internationalis. Esses estânderes são a base de mudança e qualificação da cultura organizacional.

“O nosso compromisso é qualificar toda a rede num processo baseado nos estânderes de gestão, que eles possam ser aplicados em todos os níveis de atuação da Cáritas Brasileira, desde a Cáritas Diocesana, Arquidiocesanas, Regionais e Secretariado Nacional. Esse é o nosso grande compromisso enquanto gestão da Cáritas Brasileira, e é o que nos motiva a cada vez mais fortalecer o nosso desenvolvimento organizacional”, comentou Valquíria Lima, Diretora-Executiva Nacional da Cáritas Brasileira.

Em toda a história da Cáritas Brasileira, a organização promove e defende toda a forma de vida, caminhando e construindo junto às pessoas que mais precisam, uma sociedade de Bem Viver. Atendendo, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Para isso, a instituição tem investido em um padrão de gestão que garanta a participação, seja transparente e salvaguarde as pessoas.

Normas de gestão da Cáritas Internationalis

O objetivo principal, segundo as normas de gestão da Cáritas Internationalis, está baseado nas boas práticas reais, nos princípios mundiais da comunidade humanitária e de desenvolvimento internacional. Trabalhando e lidando com as pessoas que mais precisam de forma profissional, com cuidados adequados e, principalmente, com humanidade.

Os principais padrões de gestão incluem: Leis e Códigos Éticos, Governança e Organização, Finanças e responsabilidade, Envolvimento das partes interessadas e Salvaguarda.

A Rede Cáritas, em todo o mundo, está comprometida a manter esses altos padrões de gestão para atuar da melhor maneira nas ações promovidas, de acordo com os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica. O Papa Francisco em um discurso fala sobre o comprometimento dos agentes da Cáritas para com a sociedade. “Quem trabalha na Cáritas é chamado a testemunhar o amor de Cristo diante do mundo. Sejam discípulos missionários, sigam Cristo!”.

Para mais informações sobre os Estânderes ou Padrões de Gestão da Rede Cáritas, acesse o link, e veja mais no site da Cáritas Internationalis.