No primeiro trimestre de 2024, as fortes chuvas causaram a cheia do rio Acre, deixando os municípios de Brasileia e Epitaciolândia com 75% de suas áreas encobertas pela água. Mais de 24 mil pessoas foram forçadas a deixar seus lares devido à subida das águas, e mais de 9 mil dessas pessoas ficaram desabrigadas, tendo perdido completamente suas casas.
Após o período emergencial, de ajuda imediata às famílias, a Cáritas Brasileira reafirma o compromisso com os que mais precisam, através de ações pós-emergência. Lucas D’Avila, assessor nacional e coordenador da área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências da Cáritas, explica que a atuação institucional vai além da resposta no período da calamidade, segue também com gestos de solidariedade após a situação de risco: “A Cáritas não apenas responde e sai dos territórios, a Cáritas permanece enquanto Igreja, fazendo ações de fortalecimento comunitário.”
Agente Cáritas oferecendo atendimento, garantindo suporte as famílias atendidas.
Nesse contexto, a Cáritas iniciou, em maio, o projeto Resposta Emergencial Rio Branco - Acre. Nesse período, a equipe de agentes foi preparada para atuar no projeto, e logo as atividades começaram a ser implementadas, incluindo a distribuição de kits de emergência, ações de proteção das famílias e a entrega de cartões multipropósito. Ao todo, 2.688 famílias foram alcançadas por essas ações humanitárias, que incluíram a entrega de vale-alimentação no valor de R$ 150,00, cartões multipropósito de R$ 1.207,50 e kits de higiene e limpeza. Essas iniciativas proporcionaram um alívio financeiro essencial, permitindo que as famílias comprassem itens básicos e retomassem suas vidas.
Famílias recebem apoio da Cáritas Brasileira em ação pós-inundações.
Essas ações da Cáritas vão além de suprir as necessidades urgentes. A organização busca apoiar as famílias para que possam reconstruir suas vidas com dignidade, incentivando a participação ativa das comunidades em seu próprio processo de recuperação. Com isso, a Cáritas não apenas oferece alívio imediato, mas também contribui para o fortalecimento dos laços comunitários e para o desenvolvimento de soluções que permitem às famílias seguir em frente de forma mais segura e sustentável.
"Nosso trabalho visa não apenas atender às necessidades imediatas das famílias afetadas, mas também proporcionar um suporte contínuo que lhes permita reconstruir suas vidas com dignidade e esperança”, destaca João Paulo Couto, assessor nacional da Cáritas Brasileira.
Comunidade participa de orientação da Cáritas sobre apoio pós-emergências, fortalecendo a resiliência diante de crises.
Sebastiana dos Santos relembra o momento em que sua vida foi afetada: “Toda alagação, quando a água vem, eu fico meio aperreada porque preciso de alguém para me tirar daqui. Uma vez, acho que não morri afogada porque a população veio e me tirou. Quando acordei, a água já estava chegando no piso. Só saí com a roupa do corpo e fui para o abrigo. Minhas coisas, a água levou tudo: cadeira de rodas, cama, colchão, fogão, geladeira, sofá. Quando o recurso chegou, veio em boa hora. Hoje estou melhor. Graças a Deus, estou bem. Com o recurso, consegui comprar o que estava faltando.”
Kemelly Souza, outra beneficiada, compartilha sua gratidão: “Essa última cheia durou bastante porque foi muita água. Quando a gente acordou, já tinha água no quintal. Perdi os papéis da minha neném, perdi tudo. Quando recebi a ajuda, fiquei muito feliz, muito grata, porque veio numa hora boa. Pude pagar minhas contas, comprar uma feirinha para minha filha e o remédio dela, porque ela toma remédio controlado. Foi uma bênção muito grande. Agradeço a Deus completamente.”
Diagnóstico territorial: um olhar para o futuro
Além das ações emergenciais, o projeto realizou um diagnóstico detalhado das necessidades das áreas afetadas. A Cáritas identificou problemas como a falta de saneamento básico, dificuldades com a coleta de resíduos e a ausência de apoio municipal adequado. Outro dado alarmante foi o número significativo de pessoas não alfabetizadas nas comunidades atingidas.
Esses tópicos estão sendo apresentados ao poder público local, como forma de contribuir para a gestão municipal e estadual, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população afetada.
Solidariedade que transforma vidas
Ação da Cáritas levando apoio às famílias.
As ações da Cáritas demonstram que o apoio vai além de gestos imediatos: é um caminho para a transformação social. Cada família atendida carrega uma história de superação, e o que foi oferecido não foi apenas um recurso material, mas a possibilidade de reconstruir suas vidas com dignidade.
A presença contínua da Cáritas nas comunidades reafirma seu compromisso em fortalecer os laços comunitários e criar soluções que empoderem as pessoas para enfrentarem o futuro de forma mais resiliente.