COLABORE

Capacitação em rede: agentes multiplicadores recebem formação de boas práticas de higiene em Roraima

Projetos

Iniciativa fez parte de ação da Funasa, que teve o apoio de equipes da rede Cáritas em Roraima.

Publicação: 23/11/2022


Atividade de lavagem de mãos durante visita técnica em Roraima



Assegurar o acesso à água potável, saneamento e higiene nas comunidades que mais precisam de apoio, faz parte parte das ações da rede Cáritas, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras. Desde março deste ano, a Cáritas se uniu a instituições parceiras e capacitou agentes multiplicadores para compartilhar boas práticas e soluções de higiene em escolas públicas da região sul de Roraima, onde o abastecimento de água não chega.



O convite da partilha veio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o projeto SaneahRR escolas (Saneamento + Promoção de Higiene + Roraima), que também recebe o apoio do Unicef, Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e prefeitura de Rorainópolis. Juntas, as organizações têm se pautado em inspirar transformações positivas a partir da promoção de higiene. 


A ação da Funasa busca resguardar a qualidade de vida da população escolar rural e seu entorno no município de Rorainópolis, através da implantação de sistema simplificado de tratamento de água, capacitação dos responsáveis pelo sistema e ações educativas em saúde, como também mobilização social para melhoria da higiene das mãos na comunidade escolar. Ao todo, são 16 escolas públicas da rede municipal acompanhadas pelo projeto SaneahRR. 



O representante da superintendência da Funasa em Roraima, Fábio Almeida, explicou que essas escolas foram selecionadas após diagnóstico situacional na região. Todas elas não estão interligadas ao sistema público de abastecimento de água do município. Após a identificação dos espaços de atuação do projeto, que é um acordo de cooperação técnica para a garantia de tratamento de água e desenvolvimento de ações de WASH (água, saneamento e higiene) nas unidades selecionadas, educadores da Cáritas realizaram a capacitação dos agentes multiplicadores. 


Troca de experiências entre as instituições


A rede Cáritas desenvolve, desde 2019, o projeto Orinoco Águas que Atravessam Fronteiras, em Roraima. A expertise adquirida nesse tempo contribui para que a organização partilhe as práticas desenvolvidas com as entidades parceiras. 


“O projeto Orinoco atuou na capacitação orientada a promoção de higiene de 46 agentes comunitário de saúde, que se tornaram multiplicadores da informação, diretores e professores das 16 escolas selecionadas, incluindo pais e alunos. Fizemos atividades de promoção de higiene nas escolas, com uma demonstração de como atuamos no contexto de WASH”, contou Katherine Gonzalez, educadora no Orinoco e responsável pelas capacitações. 


Das atividades, a Cáritas auxiliou na construção de um material guia de limpeza e desinfecção de bebedouro, com uma capacitação teórica e prática; ações de lavagem correta das mãos, por meio de palestras, e demais atividades sobre a importância da higiene na prevenção de doenças, a partir de metodologia lúdica, utilizando músicas, teatro, pantomima e jogos educativos.



Além da capacitação, o representante da Funasa explicou que o projeto SaneahRR deve também realizar ações de implantação de tratamento de água nessas escolas. “Neste mês de novembro ocorrem as ações dentro das escolas selecionadas. Até dezembro serão concluídas as ações de implantação do clorador simplificado [estrutura simples que serve para adicionar o cloro na água, garantindo a inativação de microrganismos patogênicos, sem que haja necessidade de instalação elétrica] para garantir o tratamento da água nas escolas que faltam”, complementou.


Visita técnica em Roraima



Na segunda-feira (21), a equipe de WASH da Funasa em Roraima e representantes das superintendências dos estados de Roraima, Acre, Paraíba e Rondônia estiveram na sede da Cáritas em Roraima, no Centro de Boa Vista, para um encontro pedagógico e ver, de perto, como tem sido realizado o processo de capacitação nas escolas que integram o projeto SaneahRR. No encontro, agentes Cáritas mostraram parte das atividades compartilhadas durante as formações que vêm ocorrendo nas escolas do sul de Roraima. 


Orinoco


Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da rede Cáritas, financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Governo dos Estados Unidos da América (PRM). O projeto consiste em uma ação humanitária que tem o objetivo central de construir e manter instalações sanitárias e promover o acesso a direitos sociais e a condições dignas de higiene, visando atender necessidades básicas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente migrantes e refugiados, e pessoas em situação de rua. 


Atualmente, o projeto está presente nos estados do Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. Sendo em Roraima, nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí. 


Tag