Campanha 10 Milhões de Estrelas encoraja espaços de diálogo entre pessoas, famílias e comunidades

Atividade marca o início do período do Advento e, neste ano, integra as comemorações dos 65 anos da Cáritas Brasileira.

Publicação: 24/11/2021

A Campanha 10 Milhões de Estrelas, realizada desde 2014 pela Cáritas Brasileira, chega em um momento de celebração pelos 65 anos da entidade, completados no dia 12 de novembro de 2021. Portanto, o lançamento da campanha, que acontecerá no dia 26 de novembro, a partir das 19h, também marca a comemoração dessa trajetória construída no caminho de encontro com as pessoas e com os povos, numa igreja em saída, a partir de um profundo olhar de comunhão.

“10 Milhões de Estrelas é um projeto permanente da Rede Cáritas, que envolve a mobilização da sociedade em todo o território brasileiro para a reflexão acerca da paz e da justiça social, sendo essa a temática central da iniciativa”, explica Jaime Conrado, assessor nacional da Cáritas Brasileira. “A cada ano trazemos um novo tema, que está sempre norteado pelo fortalecimento da cultura da paz”, acrescenta.

A frase bíblica do Livro do Deuteronômio que inspirou o lema da Campanha 10 Milhões de Estrelas deste ano de 2021, “Escolhe, pois, a vida”, nos convida a refletir sobre a importância de mantermos viva a Casa Comum, a Mãe Terra, com toda a sua sociobiodiversidade, para que se possa levar adiante o projeto de Bem Viver.

“Visto que estamos há quase dois anos em uma pandemia, cujos efeitos incluem a alta taxa de desemprego e consequente agravamento da fome e da vulnerabilidade social no país, o lema ‘Escolhe, pois, a vida’ estimula a reflexão quanto ao atual contexto, ao mesmo tempo em que nos propõe a buscar os caminhos do esperançar por uma nova vida, pelo Bem Viver”, declara o assessor nacional.

Nesse sentido, a edição 2021 da Campanha tem como objetivo discutir a complexa realidade mundial e, mais especificamente, a brasileira, além de proporcionar um respiro, um alento para a população, na perspectiva de se viver em paz e com dignidade.

Assim, ao convidar a sociedade a acender a luz da paz na noite do Natal, como gesto concreto de solidariedade, a Cáritas Brasileira e todas as entidades membro e parcerias se mobilizam pela busca de um novo esperançar, de um novo ano, de uma nova possibilidade de vida.

Histórico da Campanha 10 Milhões de Estrelas

Realizada anualmente pela Cáritas Brasileira, no período do Advento e Natal, a ação continua com o propósito de mobilizar para semear, em todos os lugares, atividades ou momentos que fortaleçam a Cultura do Encontro, do perdão e da justiça. Também passa pelo estímulo à oração e reflexão, aquecidas pelas velas da paz, no intuito de encorajar espaços de diálogo e cooperação entre todas as pessoas.

O projeto teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo.

No Brasil, teve sua primeira edição em 2014. A partir daí, a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização, que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e as irmãs de todas as etnias raciais e crenças religiosas.

Ao longo desses anos, a iniciativa tem sido realizada com a parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das Cáritas Diocesanas, além das entidades: Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Grupo Ecumênico de Brasília (GEB), Instituto dos Irmãos Maristas.

Como participar

Grupos, famílias ou comunidades são convidados/as a, em um momento celebrativo, orante, ou de reflexão, acenderem a vela da paz, em um espaço público, caso as condições da pandemia de Covid-19 permitirem, ou mesmo em espaços virtuais, se assim for preciso. A indicação é de que a família, grupo ou comunidade juntos/as também realizem a Oração pela Paz, incluída no roteiro celebrativo

Todo o recurso arrecadado com a vela da campanha será revertido para as ações humanitárias da Rede Cáritas no Brasil. As velas podem ser adquiridas nos regionais, articulações e entidades membros da Cáritas Brasileira em todo o país, verifique o local mais próximo de você aqui.

Novidades em 2021

Nesta edição da Campanha 10 Milhões de Estrelas há um QR Code impresso nas caixas das velas. A partir dele, cada pessoa pode contar um pouco sobre como organiza e pratica ações de solidariedade.

Esses dados, geolocalizados a partir dos estados, vão se juntar a diversas outras ações de solidariedade e de amor que são realizados pela Rede Cáritas em seus projetos, ações e campanhas para formar um mapa de estrelas, com cada luz de solidariedade da Cáritas Brasileira e das pessoas que abraçam a Campanha 10 Milhões de Estrelas. Assim, esse Mapa de Solidariedade irá conectar os gestos concretos das pessoas que cultivam ações pelo bem comum, os quais serão representados por uma constelação.

Outra novidade deste ano é que as velas em forma de estrela ganharam novas cores. Roxo, verde, vermelho e branco trazem as tonalidades do advento em preparação para o nascimento do Menino Jesus!

Além disso, em 2021 a Cáritas Brasileira estreia a identidade sonora criada especialmente para a iniciativa. É uma composição original desenvolvida com todo carinho pela equipe nacional de comunicação. Confira no vídeo a seguir:

Lançamento da Campanha 10 Milhões de Estrelas 2021

Data: 26 de novembro (sexta-feira)

Horário: A partir das 19h

|| Transmissão ||