COLABORE

Banheiro unifamiliar traz dignidade e proporciona boas práticas de higiene na vida de migrante

Projetos

Damelys Belisário, 51 anos, moradora de Boa Vista (RR), foi uma das pessoas atendidas com a construção de banheiro unifamiliar

Publicação: 15/09/2022




Damelys Belisário na porta do novo banheiro, mostra a foto de como era anteriormente. 

Na terceira etapa de atuação em Roraima, o projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, se propôs a assegurar de forma contínua condições adequadas de acesso à água, saneamento e higiene para população migrante vulnerável que já possui domicílio ou esteja em processo de compra no Brasil: construir banheiros unifamiliares. Uma das famílias atendidas com a resposta, foi a da migrante venezuelana Damelys Belisário, de 51 anos.


Damelys conta que, após renunciar de outras prioridades, conseguiu comprar um terreno e iniciar a construção da casa própria, no bairro Cruviana, zona Oeste de Boa Vista. Mas, ter um banheiro adequado era uma realidade distante. História que mudou com a iniciativa do Orinoco. 


“A conquista da moradia foi uma meta que nós conseguimos alcançar. Mas uma casa sem banheiro não presta. A princípio só tínhamos uma estrutura. Só tínhamos um buraco, uma lona ao redor, e só isso. Quando o Orinoco falou da proposta [construção de banheiros unifamiliares] para mim foi uma satisfação. Poder ter um banheiro com um vaso novinho, um espelho para me olhar…Tudo bonito!”, comemora a migrante. 


Além da família de Damelys, outras 56 famílias foram atendidas com a construção de banheiros unifamiliares. A proposta da construção, para cada um desses lares, chegou após mapeamento e identificação da equipe de engenharia do projeto, em oito bairros de Boa Vista (RR): Cruviana, Said Salomão, Pedra Pintada, Cidade Satélite, Jardim América, São Pedro, Caburaí e João de Barro. 


O projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras está presente no Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. É uma ação da rede Cáritas e conta com o financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. 


Além dos banheiros unifamiliares, a iniciativa já construiu dez instalações sanitárias abertas ao público nos estados de atuação, com banheiros, duchas, fraldários, lavanderias e bebedouros, que garantem promoção do acesso à água, saneamento e higiene, direitos básicos e fundamentais.


Tag