COLABORE

Famílias de Rio Branco recebem Cartões Multipropósitos para melhoria das residências

Iniciativa faz parte do projeto Resposta Emergencial Rio Branco - Acre e visa atender famílias afetadas pelas chuvas

Publicação: 04/07/2024


Comunidade de Rio Branco recebendo informações sobre a ajuda emergencial da Cáritas Brasileira Comunidade de Rio Branco recebendo informações sobre a ajuda emergencial da Cáritas Brasileira A solidariedade e o apoio às comunidades afetadas pelas crises ambientais são fundamentais para a recuperação e o bem-estar das famílias atingidas. No contexto das fortes chuvas que assolaram Rio Branco, capital do Acre, no primeiro trimestre de 2024, a Resposta Emergencial Acre se torna muito importante para garantir a segurança e a dignidade das pessoas mais vulneráveis. 

O programa tem o objetivo de apoiar as famílias no contexto pós emergência, como explica a diretora-executiva nacional da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima: “Essa ajuda permitirá que as famílias comecem a reconstruir suas vidas, incluindo a recuperação de suas casas e o restabelecimento de um contexto de sobrevivência para aquelas que nem tinham casa”, explica a diretora ao reafirmar o compromisso da instituição em permanecer ao lado das pessoas que mais precisam, no momento de emergência, articulando ajuda imediata, com doações de itens de necessidade básica, mas também no período de reconstrução das comunidades.

No final de junho e início de julho, 140 famílias do bairro Parque das Palmeiras, em Rio Branco, foram beneficiadas com cartões multipropósitos destinados à melhoria das residências.  Esse apoio é uma das ações previstas dentro do projeto Resposta Emergencial Rio Branco - Acre, que visa atender às necessidades das famílias impactadas pelas chuvas. As próximas etapas prevêem distribuição de kits e ações de incidência. Equipe da Cáritas Brasileira orienta as famílias de Rio Branco sobre os benefícios dos cartões multipropósitos

Equipe da Cáritas Brasileira orienta as famílias de Rio Branco sobre os benefícios dos cartões multipropósitos A rede Cáritas tem desenvolvido ações continuamente, contribuindo para que as famílias supram suas necessidades básicas imediatas: alimento, roupa, abrigo, cobertores, água, medicamentos, tudo aquilo que as populações mais vulneráveis necessitam para sobreviver aos impactos que modificam suas vidas. Nas ações emergenciais, por exemplo, as iniciativas da Cáritas permitem que as famílias iniciem a reconstrução de suas vidas, incluindo a recuperação de suas casas e o restabelecimento de um contexto de sobrevivência para aquelas que nem tinham casa. 

"Nós atendemos cento e quarenta famílias no bairro Parque das Palmeiras, que foi muito atingido pelas chuvas. A divisão foi feita inicialmente em grupos menores, depois aumentamos para grupos maiores para otimizar os atendimentos. Nos depoimentos das pessoas, ouvimos que ainda não foram atendidos pela Defesa Civil e pela prefeitura. Os dados informados e as conversas com as famílias confirmam a assertividade das nossas ações e o compromisso da Cáritas. A Cáritas tem se empenhado em fornecer não apenas assistência imediata, mas também ferramentas que permitam às famílias começarem a reconstruir suas vidas", afirmou Aurinete Brasil, coordenadora regional do projeto e assessora da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste.

Rose Reis, moradora do bairro Parque das Palmeiras, compartilhou sua experiência, "esses cartões foram de grande importância, pois estou construindo uma casa em uma região que não alaga e deu para ajudar a comprar material e alimentos para casa. Essa ajuda chegou na hora certa, só tenho a agradecer a todos os membros da Cáritas Brasileira", finalizou.

A iniciativa foi desenvolvida pela Cáritas Brasileira, em parceria com a Diocese de Rio Branco, e conta com financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO). A Resposta Emergencial tem como objetivo proporcionar apoio a 2.400 famílias, abrangendo aproximadamente 9.409 pessoas nos bairros Vila Maria, Hélio Melo e Parque das Palmeiras, em Rio Branco.

Além dos benefícios imediatos, a iniciativa busca fortalecer a resiliência das comunidades, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo. As ações da Cáritas Brasileira são parte de um compromisso maior com a justiça social e a dignidade humana, trabalhando para garantir que todas as famílias tenham acesso aos recursos necessários para superar momentos de crise.

João Paulo Couto, assessor nacional da Cáritas Brasileira, também comentou sobre a iniciativa: "A coordenação e a união de esforços em rede têm sido fundamentais para o sucesso dessas ações. As iniciativas da Cáritas no Acre fornecem apoio imediato às famílias afetadas e também promovem um desenvolvimento sustentável a longo prazo. Estamos comprometidos em trabalhar junto com as comunidades para garantir que elas possam reconstruir suas vidas com dignidade e segurança. Essas ações são exemplos de como a solidariedade e a cooperação podem fazer a diferença em momentos de crise.”

Ação Humanitária da Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira tem uma ação em respostas humanitárias em situações emergenciais. Nos últimos anos, o Brasil tem sofrido diversas situações relacionadas às catástrofes ambientais. De norte a sul do país, a rede tem atuado em respostas humanitárias, seja em secas, enchentes, incêndios e tantos outros desastres naturais, frutos de um modelo de desenvolvimento predatório e insustentável.

Valquíria Lima, da coordenação colegiada nacional da Cáritas Brasileira, destacou como a organização tem se concentrado nas populações mais vulneráveis e como suas ações visam atender às necessidades básicas e promover a reconstrução das vidas afetadas: “O nosso olhar sempre é direcionado às populações mais fragilizadas e empobrecidas, que são as que mais sofrem grandes impactos com as catástrofes. É com esse olhar e com essa perspectiva de reconstrução que voltamos o nosso olhar para contribuir para que essas famílias possam reconstruir as suas vidas.”

A Cáritas Brasileira tem trabalhado com diversas ferramentas: cartões multipropósitos, recursos para compra de sementes, pequenos equipamentos, kits de higiene, kits de pequenas ferramentas, tudo de acordo com as necessidades e demandas das famílias. A rede Cáritas se coloca também a ouvir as demandas partindo das próprias famílias, fato que é extremamente importante para que a ação se torne efetiva e eficiente.

Valquíria acrescentou, “temos utilizado muitos cartões multipropósitos, onde as famílias recebem um crédito e, a partir desse crédito, podem definir naquilo que vão utilizar, naquilo que entendem como prioridade. Isso tem se tornado muito efetivo em nossas respostas emergenciais. Além de dar protagonismo às famílias, permitindo que elas decidam como utilizar o crédito, também tem se tornado uma forte contribuição para essa etapa de reconstrução. Entendemos que nossa ação não tem a capilaridade de uma política pública. Mas ela é muito importante para famílias que a Cáritas define como elegíveis, prioritárias e que vão ser atendidas com as nossas respostas emergenciais. Isso também se torna uma inspiração para as próprias políticas públicas. É assim que queremos influenciar e fazer com que cada vez mais políticas públicas eficientes e adequadas possam ser dinamizadas pelos governos em todas as suas instâncias para atender as famílias mais vulneráveis nas ações, nas catástrofes ambientais e sociais. É necessário ter política pública de prevenção e de resposta”, finalizou.

Tag