COLABORE

Abertura da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe celebra a comunhão na Igreja.

Igreja

“Estamos unidos na diversidade de ministérios e carismas” diz Dom Miguel Cabrejos.

Publicação: 23/11/2021


Mons. Miguel Cabrejos Vidarte OFM, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam)

Mons. Miguel Cabrejos Vidarte OFM, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam)


Luis Miguel Modino (Repórter)

Bogotá, D.C., 21 de novembro de 2021

Na solenidade de Cristo Rei, aos pés de Maria de Guadalupe, a Igreja da América Latina e do Caribe se reuniu para abrir a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Numa Eucaristia presidida pelo Bispo Miguel Cabrejos, Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), ele afirmou que estavam presentes os participantes da Assembleia, mais de mil, entre os presentes na Cidade do México e os que participam virtualmente, para dar “graças a Deus por esta nova experiência de viver, sentir e participar na Igreja”.

 

Espírito de escuta, sinodalidade e unidade eclesial

Na homilia, o Arcebispo de Trujillo afirmou que a Assembleia Eclesial chega depois de “um longo caminho juntos, ouvindo a todos, sentindo como é belo ser membro do Corpo Místico de Cristo, protagonista e corresponsável pela evangelização como discípulos missionários”. Ele pediu a Deus "que abra nossos corações para que possamos ser guiados em um espírito de escuta, sinodalidade e unidade eclesial, e para descobrir o que Ele quer nos dizer como povo de Deus no caminho".

Chamado a fazer a Vontade de Deus, dizia que “a verdadeira grandeza é deixar-se iluminar pela Luz da Verdade, descobrir a ação de Deus na história, aderir ao projeto de Jesus Cristo e ter a verdade comonorma suprema de comportamento”. O prelado peruano comparou esta Assembleia com a Conferência de Medellín, que definiu como "a ‘recepção criativa’ do Concílio Vaticano II em um contexto marcado pela pobreza e pela exclusão". Da mesma forma, disse que vê esta Assembleia Eclesial como um momento "para reavivar Aparecida", que reafirmou a renovação conciliadora, procurando contribuir para uma "segunda recepção" do Vaticano II no novo contexto em que vivemos. "

 

Uma Assembleia do Povo de Deus

Segundo Dom Cabrejos, é uma Assembleia histórica, “porque, em vez de ter realizado a VI Conferência Geral dos Bispos, o Papa Francisco propôs esta Assembleia Eclesial, composta por representantes de todo o Povo de Deus”. Estamos perante “a passagem de uma assembleia da qual participaram apenas os Bispos, a uma Assembleia Eclesial plena”, insistiu o presidente do Celam ( Conselho Episcopal Latino-Americano).

Destacando a ampla participação, Dom Cabrejos sublinhou que na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe “estamos unidos na diversidade de ministérios e carismas”. Junto com isso, inaugura um novo corpo sinodal na esfera continental, que coloca a colegialidade episcopal dentro da sinodalidade eclesial, expressão do vínculo do Bispo com o Povo de Deus na sua Igreja local, e da concepção da Igreja. Universal como a Igreja das Igrejas Locais, presidida em unidade pelo Bispo da Igreja de Roma, com Pedro e sob a direção de Pedro”.

 

Novo Pentecostes

É um novo Pentecostes, no qual também está presente “Nossa Mãe, María del Tepeyac, que representa todas as dedicatórias que sustentaram e sustentam a vida e a identidade de nossos povos latino-americanos e caribenhos”. A ela invocou “a sua fiel e poderosa intercessão, para que nos mostre o rosto e o olhar de Cristo nesta etapa do encontro face a face e virtual”.

Pediu também a Maria de Guadalupe "que nos mostre o caminho que Deus deseja para a sua Igreja na nossa região", e docilidade "para empreender um processo de conversão permanente, em comunhão com o Concílio Vaticano II e o Papa Francisco, a caminho do Sínodo sobre a sinodalidade e o que significam as exigências pastorais para o evento jubilar de Guadalupe (2031) e da redenção (2033)”. Ele lhe ofereceu o caminho percorrido desde Aparecida, da qual, lembrando as palavras do Papa Francisco, “ainda tem muito a oferecer”.

 

Cristo ainda está crucificado nas pessoas vulneráveis

Mostrando a vontade de acompanhá-lo neste Kairos, Dom Cabrejos disse que deseja, "na difícil unidade na diversidade, responder e acompanhar todo o povo de Deus numa hora profundamente complexa e difícil", insistindo em não esquecer que, a respeito dos vulneráveis, "Cristo ainda está crucificado neles!"

À luz do Evangelho do dia, denunciou a ruptura da comunhão e da fraternidade, que está presente “na desigualdade, na violência generalizada, nos falsos testemunhos de líderes que abandonam o sentido de serviço de suas responsabilidades, na crise sem precedentes da nossa casa comum, em que  os favoritos do Senhor são os mais afetados”. A par disso, sentiu-se interpelado pela dor das mulheres, “que sofreram abusos ou exclusão sistemática”, também por parte dos migrantes, muitas vezes rejeitados.

Para a Assembleia que se inicia, o presidente do Celam pediu “o dom da escuta, aquele que nos leva a sair das nossas reduzidas posições particulares, e nos aproxima dos irmãos para buscar Deus em comum e em comunhão”. Ele também pediu para seguir o exemplo de São Juan Diego, “para abrir nossos corações à interculturalidade, sem medo e sem dúvida”.

Links:

Matéria original: https://bit.ly/3oQXmOB

Síntese Narrativa da Assembleia Eclesial: As vozes do Povo de Deus em seu ponto (em espanhol): https://bit.ly/3uEVU4s

Tag