COLABORE

67 anos de missão transformadora e compromisso com o evangelho de Jesus Cristo

Institucional

Celebração Eucarística em Aparecida, em novembro, marca o início da comemoração da trajetória da Cáritas Brasileira

Publicação: 31/10/2023




A Cáritas Brasileira celebra em 2023 seus 67 anos de solidariedade transformadora. A data abre a Semana da Solidariedade, que é reflexo das ações concretas que a rede tem realizado em todo território nacional durante toda a sua trajetória. Nesse ano, é ecoada uma das frases que mais representa a rede: “Somos Cáritas, somos Solidariedade”




“A Cáritas Brasileira completa 67 anos de existência. São mais de seis décadas de uma trajetória que vem se fortalecendo em rede para atuar no concreto da vida, das pessoas e de toda a criação. Uma história com desafios e conquistas que vem proporcionando em toda a Rede Cáritas maturidade e responsabilidade. Celebrar o aniversário da Cáritas é parabenizar todas as pessoas que, ao longo desses 67 anos, se comprometeram com a promoção da vida e dignidade humana e abraçaram com coragem e profetismo as causas dos mais necessitados entre nós.”, diz Dom Mário Antônio Silva, arcebispo de Cuiabá e presidente da Cáritas Brasileira. 


A comemoração de abertura também representa o início da Semana da Solidariedade, no dia 12 de novembro. Nesta data, às 10h, haverá Celebração em Ação de Graças no  Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida - SP. Dom Mário Antônio irá presidir a celebração ao lado de Dom Orlando Brandes. 


A Semana da Solidariedade está em consonância com as ações da Igreja no Brasil. Neste ano se integra à Jornada Mundial dos Pobres, que se inicia também no dia 12, e convoca a sociedade a realizar gestos concretos ao olhar para as pessoas que mais precisam. A semana também se conecta à Campanha 10 Milhões de Estrelas, que tem o lançamento nacional no dia 18 de novembro, às 18h, na Basílica Santuário São Francisco de Assis em Brasília e é motivada pela passagem “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)”, trazendo como lema que se inspira na Ação da Cidadania: “Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer!”. 




Para Carlos Humberto Campos, diretor executivo da Cáritas Brasileira a data simboliza a caminhada de missão pastoral social transformadora: “Nesses, nessa missão de 67 anos de existência, a Cáritas tem iluminado pensamentos e inspirados gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs, independente de etnia racial ou crença religiosa.”.   


Nessa semana toda sociedade é convidada a olhar para as ações promovidas pela rede, que atravessam 12 áreas de atuação: a solidariedade que alcança momentos de emergência, como exemplo do SOS: Amazônia - defenda a vida, apoie agora!. A solidariedade presente nas ações em defesa da vida das mulheres e posicionamento antirracista. A solidariedade que está ao lado da juventude, catadores e catadoras, povos e comunidades tradicionais, na economia popular solidária, mas também na vida das pessoas do campo, cidades e favelas. A solidariedade que transborda no enfrentamento à fome, visível no projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas  e que foi reconhecida pelo prêmio do Pacto Contra a Fome por levar comida à população migrante em situação de vulnerabilidade em Roraima.


Saiba mais sobre a ação premiada da Cáritas:




Durante todo mês de novembro, nas redes sociais da Cáritas Brasileira, será possível encontrar depoimentos e histórias de pessoas que dão o rosto e o coração à rede que está presente em todo território Brasileiro e faz parte da Caritas Internationalis, ao lado de outros 160 países. Acompanhe

Tag