COLABORE

Super-heroína da Cáritas ensina crianças e adolescentes migrantes sobre higiene e prevenção à Covid

Projetos

Personagem integra peça teatral formativa criada pela equipe de educadores do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras em Roraima.

Publicação: 21/09/2022




No caminho da prevenção à Covid-19 e demais doenças causadas por vírus e bactérias, o projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, acaba de estrear a peça teatral formativa Super Orinoco, voltada a crianças e adolescentes migrantes que frequentam os espaços de atuação da iniciativa. 


A Super Orinoco é uma super-heroína que usa os poderes da máscara facial, da água e do sabão para enfrentar os vilões Sr. Bactéria e Super Vírus e, com isso, combater as doenças causadas por eles e impedir que elas alcancem as pessoas. São personagens criadas com a estratégia de estimular a promoção de higiene, trazendo informações importantes sobre a lavagem de mãos, uso de máscara, entre outros cuidados.




“Devido à quantidade de crianças que atendemos todos os dias nas atividades de promoção de higiene e à necessidade de inovar para chamar a atenção, não só das crianças, mas também de adultos, a equipe de educadores e educadoras constantemente se reúne para reinventar as atividades”, pontua Jimena Herrera, coordenadora local de WASH do projeto Orinoco.  


Assim surgiu a ideia de criação da super-heroína Orinoco por parte do educador social Vicente de Souza, que foi tomando forma e vida com ajuda de toda a equipe de educadores e educadoras. 


“O projeto Super Orinoco surgiu como uma ferramenta importante de referência para todo o projeto, a fim de alcançar principalmente as crianças e somar com a promoção da higiene, levando a informação de modo divertido e artístico para o público atendido”, explica Vicente. “Por entendermos que o teatro e a música agradam e chamam a atenção das pessoas, a ideia é que quando elas conhecerem a Super Orinoco em apresentações, revistas, jogos e cartazes, elas possam lembrar que também são Super Orinoco e que devem combater a sujeira e manter a higiene na sua vida e da família”, acrescenta.




O enredo da peça formativa, que tem trilha original e é apresentada na língua espanhola, faz parte de um dos eixos de atuação do Orinoco: oferecer promoção de higiene para a população migrante e refugiada da Venezuela que se encontra em situação de rua no estado de Roraima. Toda a apresentação é encenada por agentes Cáritas, caracterizados com os uniformes das personagens criadas. 


Além da peça teatral, no dia da atividade as crianças e adolescentes participam de palestras sobre promoção de higiene e de momentos artísticos com desenhos e pinturas. A iniciativa busca alcançar o público infanto-juvenil, mas também adultos que convivem com pessoas dessa faixa etária. 






A peça Super Orinoco estreou no dia 30 de agosto de 2022, nas instalações WASH do Projeto Orinoco, localizada na Igreja Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista, Roraima.


A partir do roteiro e do figurino pensados para a peça teatral formativa, estão sendo desenvolvidas propostas complementares, dentre elas uma revista em quadrinhos, desenhos para colorir, jogos e cartazes.


“A apresentação foi muito bem recebida por todas as crianças que ficaram empolgadas e continuaram curtindo as atividades, colorindo o material da Super-heroína Orinoco fornecido pela equipe do projeto”, revela Jimena. “Com esses personagens esperamos motivar as crianças para que se tornem multiplicadoras de informação sobre bons hábitos de higiene e também esperamos continuar cumprindo com os objetivos do projeto Orinoco de levar água, saneamento e higiene às famílias mais vulneráveis”, conclui.





Super Orinoco


A peça teatral formativa traz, de forma lúdica, informações sobre promoção de higiene e prevenção contra a Covid-19. A iniciativa faz parte da atuação do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da Cáritas Brasileira, e é composta por três personagens: a Super Orinoco e os vilões Sr. Bactéria e Super Vírus.


“Na construção da personagem achamos importante que fosse mulher, pois a maioria dos super heróis são homens e queríamos mostrar a força da mulher latinoamericana, além disso, visualizamos a personagem com traços que representassem a herança indígena, e o figurino foi criado nas cores branca, vermelha e azul, que fazem parte da identidade visual do Projeto Orinoco”, conta Jimena.





Projeto Orinoco 


Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país. Hoje, a iniciativa se encontra em sua terceira fase e alcança cinco estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. 


A nova etapa, iniciada em outubro de 2021, desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a Covid-19, e inclui o setor de Proteção, com ações voltadas à regulação migratória, enfrentamento à violência de gênero e outras associadas à temática, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades. A iniciativa recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.


Tag