Lavanderias delivery da Cáritas atendem gratuitamente migrantes venezuelanos em Roraima

Projetos

Nos últimos meses, o projeto Orinoco implementou duas lavanderias gratuitas para atender a população migrante em situação de rua

Publicação: 06/07/2020

Por Tainá Aragão- Comunicação Cáritas Brasileira

Frente a um cenário de intensa crise sanitária, onde o Brasil é o epicentro do mundo, no número de contaminados pelo novo coronavírus, um dos principais desafios é garantir que pessoas em vulnerabilidade possam ter acesso aos mecanismos de proteção, e isso perpassa a garantia de direitos básicos, como: acesso à alimentação, saúde e higiene.

Em Roraima, migrantes e refugiados, estão sendo apoiados por diversas organizações para acessarem, entre outras coisas, à higiene de forma integral. Por isso, o projeto Orinoco: Águas que atravessam fronteiras, da Cáritas Brasileira e Cáritas Diocesana de Roraima,  apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/BHA), está desenvolvendo ações contínuas, a fim de entregar respostas eficazes às necessidades que crescem diariamente, entre elas, estão a instalação de duas lavanderias gratuitas em Boa Vista e Pacaraima que atendem famílias migrantes em situação de rua.

A lavanderia funciona com o total de segurança de ponta-a-ponta do processo, da lavagem à entrega,

O serviço gratuito de lavanderia foi uma estratégia inovadora, pensada pela equipe local do projeto, com foco na atenção e cuidados com a higiene em espaços de aglomeração, nos quais se encontram, por falta de alternativa, boa parte da população migrante em Roraima. Raphael Macieira, coordenador de Wash do Orinoco, explica que com o êxito da primeira lavanderia em Boa Vista, a equipe decidiu também implementar o serviço em cinco ocupações espontâneas em Pacaraima: Suapi, Orquídea 1, Orquídea 2 e Orquídea 3 e Nova Esperança.

“Todas as ocupações são locais onde não há acesso direto à água (encanada), ou o que tem acaba não sendo suficiente para a quantidade de pessoas. Além disso, Pacaraima está no período mais chuvoso, o que também dificulta o processo de secagem das roupas. O serviço é similar ao de Boa Vista. Recolhemos as roupas no horário da manhã, e entregamos limpas e secas no outro dia, no período da tarde”, explica.

Com a implementação do serviço de lavanderia, cerca de 160 famílias são atendidas e o projeto entrega semanalmente, em média, 600kg de roupas  lavadas e higienizadas. Essa Ação visa possibilitar o acesso à higiene e principalmente combater a transmissão da Covid-19, já que a transmissão também é realizada por meio de superfícies, como algodão e outras peças de vestuário. Desta maneira, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as simples lavagens das roupas podem contribuir no combate à transmissão do vírus.

O apoio de voluntários\as é essencial para a Ação acontecer. Grande parte dos voluntários são venezuelanas\os migrantes.

A ação é possível, principalmente, através do trabalho de voluntários\as, que com todas as precauções e cuidados recomendados de proteção, conseguem garantir o fluxo de lavagem. A expectativa é que o trabalho siga até o final de agosto de forma intermitente.