Juntas e juntos! Eventos em Porto Rico destacam Cáritas Sinodal e a força das mulheres

Institucional

"VI Fórum Regional da Mulher" e “XX Congresso Latino-americano e do Caribe” vão refletir sobre os caminhos de fraternidade e solidariedade.

Publicação: 28/05/2023

Porto Rico sediará o "VI Fórum Regional da Mulher", que será realizado nos dias 28 e 29 de maio, como parte integrante do “XX Congresso Latino-americano e do Caribe da Cáritas”, o qual se estenderá até o dia 4 de junho. Os dois eventos, de grande importância para a rede Cáritas, evidenciam a presença e o protagonismo das mulheres nas Cáritas da América Latina e Caribe. A concentração da programação será em San Juan, capital da ilha caribenha.

Uma delegação brasileira composta por Valquíria Lima, coordenadora da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos, assessora nacional da Cáritas, e Márcia Ponce, secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Paraná, estará presente nos eventos, representando a entidade. Cleusa Alves, vice-presidenta da Cáritas Brasileira, também participará especialmente do XX Congresso Latino-americano e Caribenho.

Delegação brasileira em Porto Rico: Valquíria Lima, Cristna dos Anjos, Cleusa Alves e Márcia Ponce (da esquerda para a direita).

O "VI Fórum Regional da Mulher" proporcionará um espaço para que as mulheres participantes tenham voz ativa nos debates e reflexões, marcando um importante avanço na inclusão e valorização do papel feminino na Igreja. O tema inspirador do encontro é "Mulheres e homens caminhando na sinodalidade: A ousada irmandade do amor", e seu objetivo é encorajar e fortalecer o Caminho Sinodal da Cáritas no Povo de Deus na América Latina e no Caribe, renovando, juntamente com os pobres, a esperança por um novo mundo.

As principais pautas abordadas durante o evento incluirão temas como mulheres e gênero; mulheres, violência e saúde; mulheres na Confederação Cáritas; além de compartilhamento de  experiências de base  e workshops sobre a importância da cooperação e colaboração em rede.

A presença cada vez mais protagonista das mulheres é fundamental para a construção de uma igreja em saída, impulsionando transformações e avanços em relação à equidade de gênero nas ações pastorais e na comunidade. Cristina dos Anjos, da assessoria nacional da Cáritas Brasileira, destaca a importância desse encontro: “é um tempo muito importante de análise, para compartilhar experiências, sonhos e pensar na Cáritas da América Latina e Caribe que queremos para o futuro”.

É o que também confirma Márcia Ponce quando complementa a expectativa sobre o Fórum: “eu penso que o Fórum é um momento extremamente importante para todas nós mulheres da Rede Cáritas da América Latina e do Caribe, para refletirmos, debatermos e avançarmos juntas nessa luta da presença das mulheres nestes espaços. Todas nós contribuímos de forma significativa nas tomadas de decisão, no fortalecimento da nossa missão e no compromisso no dia a dia com as nossas bandeiras e causas. Sabemos que nem sempre foi assim, e em muitos lugares também não é assim, mas juntas podemos transformar muitas realidades. Ainda enfrentamos cotidianamente, mesmo que de forma velada, o machismo estrutural em vários ambientes da sociedade e por que não dizer, no ambiente eclesial. Mas temos ciência da nossa contribuição e de todas as mudanças necessárias que podemos avançar.”.

CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO

O "XX Congresso  Latino-americano e do Caribe da Cáritas" reunirá representantes de todas as Cáritas da América Latina, fortalecendo os laços de solidariedade e renovando a esperança junto aos mais pobres. O tema central do congresso é "Cáritas Sinodal, Solidária e  Fraterna - junto com os pobres, renovamos a esperança”. Essa temática inspira os(as) participantes a promoverem ações de apoio e solidariedade em comunhão com aquelas populações que mais necessitam. A palavra de Deus que guiará as pessoas presentes fala que "está nascendo algo novo, não está vendo?" (Isaías 43, 19).

O congresso será realizado em duas modalidades, presencial e virtual, permitindo maior participação das delegações de cada país. Durante os oito dias de evento, os(as) participantes terão a oportunidade de refletir, trocar experiências e discutir as desafiadoras situações enfrentadas pelos irmãos e irmãs da região da América Latina e do Caribe. O principal objetivo é fortalecer a caminhada sinodal da Cáritas na América Latina e no Caribe, buscando renovar a esperança em uma nova realidade, sempre em parceria com os mais pobres.

Diversos workshops temáticos serão realizados durante o congresso, abordando questões como a realidade dos mais pobres, a fraternidade das periferias, o sonho de tempos melhores para a América Latina e o Caribe, bem como a importância do cuidado com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento institucional.

Valquíria Lima, coordenadora nacional da Cáritas Brasileira, ressalta a importância desse momento de união e diálogo e as convergências com a XXVIII Assembleia Nacional da Cáritas, que vai ser realizada em novembro, em Belo Horizonte. "Esse Congresso é bastante especial. Ele acontece depois da Assembleia da Cáritas Internacional, onde vamos ter a oportunidade de encontrar a rede da América Latina e discutir as novas ações conjuntas dentro da América Latina e Caribe. Estamos com muita expectativa, porque é um espaço onde vai se discutir sinodalidade, experiências, fortalecimento e missão da Cáritas - é o tema da nossa próxima Assembleia Nacional.”

Durante o evento, as pessoas participantes serão incentivadas a se tornarem agentes de transformação em seus respectivos países, utilizando a Cáritas como uma agente de mudança e promoção para um futuro mais justo e solidário. Compromissos específicos serão assumidos pela Cáritas da Região Latino-Americana e Caribenha.

O "VI Fórum Regional da Mulher" e o "XX Congresso Latinoamericano e do Caribe da Cáritas" em Porto Rico representam momentos cruciais para fortalecer a atuação e a participação das mulheres e homens, trazendo a voz e liderança das mulheres para a busca de um mundo mais igualitário e compassivo. Esses eventos refletem o compromisso da Cáritas em promover a sinodalidade e a solidariedade como pilares fundamentais de sua missão em prol dos mais necessitados.