Celebração nacional da Campanha 10 Milhões de Estrelas 2022

Igreja

Na noite desta sexta-feira (25), foi realizado o momento celebrativo de abertura da Campanha 10 Milhões de Estrelas.

Publicação: 25/11/2022

“Senhor, que a tua luz ilumine as nossas vidas!”

Com participação de cerca de 50 representantes da rede Cáritas, refletimos e acendemos a luz em nome da paz e da esperança.

Na abertura do evento, Cleusa Alves, vice-presidente da Cáritas Brasileira, resgatou o contexto da campanha e falou sobre a importância do tema neste ano em que somos desafiados a voltar nossos olhos para a extrema realidade da fome e da pobreza a que são submetidas milhões de pessoas, sobretudo crianças, comprometendo seu desenvolvimento físico e mental.

A fome é fruto da injustiça social, da ganância de uns poucos, da ausência de amor e de luz nos corações, da falta de políticas públicas eficientes e integradas de segurança alimentar, de renda, de saúde e de educação. Ela só poderá ser superada com a fraterna solidariedade e com a luta por um país justo e capaz de oferecer justamente a essas crianças um futuro de dignidade.

A campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza.

O Papa Francisco, muito preocupado com o avanço da fome no mundo, nos chama para o desafio enquanto igreja em saída, enquanto igreja que caminha junto aos mais pobres. O Papa diz que “é dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas”. Por isso, somos chamados a formar um grande mutirão, rumo a Belém, a Casa do Pão, para juntos gritarmos: “o Pão nosso de cada dia nos dai hoje”!

O momento ecunemênico contou com partilha e comunhão de vários participantes. Paulo Henrique, da Cáritas Arquidiocesana de Brasília, ressaltou a importância de buscarmos a vida com santidade. Geri Lima, da Cáritas Brasileira Regional NE2, afirmou que as 10 milhões de estrelas irão abrir, com esperança e luz, o novo ano e que traz o tema muito importante, o da fome.

Na oportunidade, Carlos Campos, Diretor Executivo da Cáritas Brasileira,  também deixou seu depoimento, abordando o simbolismo do que se faz durante todo o ano: acolher. “Esse ano é muito significativo, onde estamos passando por transformações no nosso país. Esperamos que no que vem possamos seguir fortalecer com nossas ações”

A celebração foi regada com música e, em oração, os e as participantes renovaram seus compromissos de ação pelos mais pobres.