COLABORE

Cáritas Brasileira realiza programação de Natal para população migrante em Roraima

Projetos

Projetos Sumaúma e Orinoco prepararam atividades que incluíram teatro vivo, entrega de brinquedos e almoço Natalino

Publicação: 27/12/2022



Equipe do Projeto Sumaúma durante a programação de Natal. Foto: Cáritas Brasileira/ Lairyne Silva. 


O verdadeiro significado do Natal é comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança. Oferecer momentos de alegria, solidariedade e respeito, é proporcionar memórias para aqueles/as que estão passando o Natal longe de suas famílias e vivendo nas condições de refugiados/as em outro país.

Em Roraima, os projetos Sumaúma: Nutrindo Vidas e Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da Cáritas Brasileira, se uniram para fazer um evento de Natal para a população migrante que mora na cidade de Boa Vista. O evento ocorreu também com o apoio do Projeto Mexendo a Panela, Operação Acolhida e OIM (Organização Internacional para as Migrações).


Teatro vivo do Projeto Orinoco contou a história do nascimento do menino Jesus. Foto: Cáritas Brasileira/ Lairyne Silva.



A primeira edição do almoço Natalino do Projeto Sumaúma ocorreu no dia 24 e teve mais de mil pessoas beneficiárias atendidas. A programação aconteceu no Posto de Recepção e Acolhimento (PRA) e contou com a presença do Papai Noel, entrega de brinquedos, apresentação do Teatro Vivo do Projeto Orinoco e almoço especial com comidas típicas do Natal Venezuelano. No cardápio, escolhido com orientação da Nutricionista do Projeto, havia pernil de porco, arroz à grega, salada de batata, polenta com salsa de hallaca e, de sobremesa, doce de mamão. Os beneficiários também receberam um pão de jamón e panetone. 

A beneficiária Josiree Gomez recebendo a refeição do Projeto. Foto: Cáritas Brasileira/ Lairyne Silva. 


Esperança e conforto

Josiree Gomez é de nacionalidade Venezuelana e está longe da família. Ela conta que a refeição que recebeu trouxe um conforto nesse momento, que para ela, está sendo muito difícil.  “O evento foi muito especial e o almoço me lembrou muito de como é a comida de Natal na Venezuela. Isso me emociona. Tivemos aqui algo parecido com muita música e alegria”, disse feliz. 

“Poder contribuir com essa parte da alimentação pensando nessas especificidades, para a gente é uma grande alegria poder proporcionar isso. Nós percebemos que toda a comunidade e público presente ficam felizes. É uma coisa que às vezes parece ser pequena, mas que para eles que estão fora de casa tem muito significado.” disse Gabriela Villaça, Assessora de Monitoramento do Projeto Sumaúma. 


Projetos

Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação da Cáritas Brasileira, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional. Durante a implementação, o projeto prevê que serão preparadas 916 mil refeições, servidas para uma média de 6 mil pessoas migrantes venezuelanas em Boa Vista. A execução do projeto acontece em parceria com o projeto Mexendo a Panela e com a Cáritas Diocesana de Roraima.

Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país. Hoje, a iniciativa se encontra em sua terceira fase e alcança cinco estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima. 

A nova etapa, iniciada em outubro de 2021, desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a Covid-19, e inclui o setor de Proteção, com ações voltadas à regulação migratória, enfrentamento à violência de gênero e outras associadas à temática, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades. A iniciativa recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.


Tag