COLABORE

Cáritas Brasileira divulga nota de apoio à Campanha da Fraternidade Ecumênica e à Romi Bencke

Institucional

O ecumenismo marca o caminho de diálogo e cooperação das igrejas cristãs, em vista da fidelidade no seguimento de Jesus Cristo.

Publicação: 12/02/2021




Diálogo, testemunho cristão inegociável

Nota de apoio à Campanha da Fraternidade Ecumênica e solidariedade à pastora Romi Bencke 


“O diálogo perseverante e corajoso não 

faz notícia como as desavenças e os conflitos; 

e contudo, de forma discreta 

mas muito mais do que possamos notar,

 ajuda o mundo a viver melhor”

(Papa Francisco)


Comprometida com o espírito de sua missão institucional, a Cáritas Brasileira manifesta seu apoio histórico e incondicional à Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). Manifesta igualmente sua solidariedade e apoio ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e à sua secretária-geral, a pastora luterana, Romi Bencke. 

O ecumenismo marca o caminho de diálogo e cooperação das igrejas cristãs, em vista da fidelidade no seguimento de Jesus Cristo e da consolidação da cultura de paz.  A Campanha da Fraternidade Ecumênica é um testemunho cristão de unidade na diversidade, de proximidade com as pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, do diálogo corajoso sobre temas importantes para a garantia da dignidade humana, da afirmação de valores como a paz, a solidariedade, a compaixão, a empatia e a comunhão. 

O magistério da Igreja não deixa dúvidas sobre o lugar da dimensão ecumênica na vida da comunidade cristã católica. Do Papa João XXIII, ao Papa Francisco temos documentos que reafirmam a procura da retomada  da unidade dos cristãos, não como algo facultativo, mas como exigência na vida da comunidade cristã que se compromete com o testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.

À pastora Romi Bencke, dirigimos toda a nossa solidariedade e apoio na luta em defesa do diálogo ecumênico, dos direitos humanos e contra toda forma de violência que revela preconceitos, desinformação, retrocessos, misoginia ou sentimentos alimentados pela cultura do ódio.

A Rede Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em comunhão com os valores e objetivos da Campanha da Fraternidade Ecumênica e acredita no diálogo como caminho para a construção de um ambiente social  mais justo e humano para todas as pessoas.  


Brasília, 12 de fevereiro de 2021.


Diretoria e Coordenação Colegiada Nacional da Cáritas Brasileira


Faça AQUI o download da nota

Tag