Campanha igreja solidária: apoie famílias atingidas pelas cheias dos rios no Acre

Institucional

Cáritas se mobiliza para apoiar campanhas de solidariedade às 100 mil famílias atingidas no o estado que se encontram em vulnerabilidade

Publicação: 25/02/2021

Por: Aníbal Brasil e colaboração de Edilaine Guariniri

A Cáritas Brasileira Articulação Noroeste está apoiando as campanhas que estão acontecendo no Acre, estado localizado no sudoeste da Amazônia, que tem passado por grandes problemáticas nos últimos dias. O mês de janeiro e fevereiro, período chuvoso na região, contou com altos índices pluviométricos os quais resultaram em cheias devastadoras em todo o estado.

Casas alagadas no interior do Acre. Arquivo: Defesa Civil

Dados atualizados pela Defesa Civil, estimam que até o último domingo, 21, cerca de 130 mil pessoas foram atingidas, direta ou indiretamente, pelas cheias dos rios: Acre, Iaco, Envira, Tarauacá, Purus, Moa e Juruá. E, apesar dos rios  estarem apresentando vazante, a tendência é que nos próximos dias os níveis voltem a subir, fazendo com que milhares de famílias permaneçam desabrigadas.

Com isso a Cáritas Brasileira Articulação Noroeste apoia as campanhas emergenciais Igreja Solidária  que estão acontecendo nas dioceses   de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Ambas campanhas visam arrecadar donativos como (EPIs ,águas potável , kits de higiene e limpeza ,alimentos ,roupas de banhos e cama, colchão, entre outros) e  recursos financeiros  a fim de ajudar diretamente as famílias que estão sendo afetadas. “Nestas ações de extrema gravidade, apelamos a ações solidárias e fraternas em favor dos mais necessitados. Somando forças entre todos poderemos paliar muitos sofrimentos”, comenta o bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez.

Cruzeiro do Sul,  no interior do estado do Acre, é atingido por cheia do Rio Juruá

Além da capital, Rio Branco, também foram atingidos os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Todas essas cidades estão presentes nas Entidades Membro da Cáritas Diocesana de Cruzeiro do Sul/AC e Cáritas Diocesana de Rio Branco/AC.

Além das enchentes, o Acre ainda passa por mais três crises: pandemia do Covid-19, onde são registrados, em média, 500 casos por dia; epidemia de dengue em todo o estado; e a Crise Humanitária no município de Assis Brasil, onde cerca de 400 migrantes estão acampados  aguardando a fronteira abrir para  entrar no Peru, sem nenhuma perspectiva de abertura.

Muitos são os desafios que a população acreana está enfrentando e na esperança de dias melhores, contamos com a solidariedade de todos que puderem ajudar as famílias acreanas em vulnerabilidade.

Para doações na Diocese de Rio Branco:

CNPJ: 00.529.443/0001-74

CEP: 69.900-589

Banco do Brasil

Conta Corrente: 39.191-3

Agência: 0071 X

Para doações na Diocese de Cruzeiro do Sul:

Banco do Brasil

Agência: 234-8