COLABORE

Campanha de doações para o “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer paz” é encerrada

Igreja

Ação emergencial arrecadou recursos para enfrentar crise humanitária causada por ataques terroristas à população de Cabo Delgado

Publicação: 14/05/2021




Acolher e promover a paz, através da solidariedade da comunidade cristã de todo o Brasil. Foi a partir dessa sensibilização que a campanha “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer paz” arrecadou R$ 247.523,24 desde o seu início no dia 11 de dezembro de 2020. 


“O ano de 2020 foi um ano recheado de desafios para toda humanidade, a pandemia nos colocou em uma outra condição: de viver o mundo, de viver as dinâmicas do mundo, mas as desigualdades e as injustiças não pararam, se intensificaram. Essa campanha foi lançada nesse momento de pandemia, onde a solidariedade precisava avançar fronteiras e chegar a quem mais precisava.”, explica Valquíria Lima, da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira.


A ação promovida pela Cáritas Brasileira e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB foi uma resposta emergencial à guerra que acontece há três anos em Cabo Delgado, Moçambique. No momento de início da campanha, estimava-se que cerca de 500 mil pessoas já haviam se deslocado de suas aldeias em busca de abrigo, comida e paz.


Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro (ES) e que no período da campanha era o bispo responsável pela Diocese de Pemba, a qual esteve à frente por 8 anos, informou que a situação ainda é crítica.


“Cabo Delgado continua naquela situação de guerra, continuam os ataques, pessoas continuam a morrer e a crise humanitária continua muito intensa. Muitas pessoas ainda vivendo de favor nas casas e nos quintais, nos acampamentos e a Igreja continua trabalhando com afinco junto com outras organizações da sociedade civil e com o governo para atender todas as necessidades da população”, conta Dom Luiz relatando a sua última visita a Moçambique. 


A arrecadação foi encerrada no dia 12 de maio e todo o valor foi transferido à Cáritas Diocesana de Pemba para apoio nas ações com a comunidade moçambicana. “As doações que conseguimos arrecadar aqui no Brasil, foram repassadas para a Cáritas de Pemba e possibilitam ajuda imediata às famílias que foram acolhidas pela nossa Igreja Local.”, conclui Valquíria Lima. 


A Igreja no Brasil agradece a todos e todas que se uniram para essa causa! 




Tag