Ato solidário no Recife apoia vítimas das chuvas com participação da Cáritas Brasileira NE2

Projetos

As organizações e moradores se unem em ato neste domingo em apoio às vítimas das chuvas na Região Metropolitana do Recife.

Publicação: 24/05/2023

Em maio de 2022, uma tragédia anunciada causada pelo descaso do poder público resultou na morte de quase 140 pessoas e no sofrimento de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social que ficaram desalojadas e desabrigadas por conta das fortes chuvas. Buscando evitar que o cenário se repita em 2023, a Cáritas Brasileira NE2, coletivos, entidades e moradores de comunidades da Região Metropolitana do Recife – RMR estão há mais de 6 meses cobrando providências das prefeituras e do Governo do Estado. Infelizmente, seguimos no descaso.

Hoje, estamos vendo o resultado dessa inércia. O período de inverno mal começou e as cidades da região metropolitana já estão em alerta máximo temendo uma nova tragédia. Milhares de pessoas nos territórios passaram a noite sem dormir. Não foi feito um plano de gestão de risco eficaz ou capacitação da população, não temos informações sobre rotas de fuga, apontando quais percursos são mais seguros em momentos de emergência e não temos abrigos predefinidos que garantam dignidade à população que porventura venha a ficar desalojada.

Por isso, neste domingo, 28, às 9h, será realizado um ato público em frente ao Banco do Brasil da Av. Rio Branco com uma caminhada até o Marco Zero em reivindicação por medidas eficazes de proteção para a população afetada pelas chuvas.

Ninguém escolhe morar em área de risco. Mas o poder público escolhe onde vai investir e quem vive em segurança durante o inverno.

Serviço:

Ato público pelas vítimas do descaso do poder público frente as chuvas em 2022 em Pernambuco

Quando: domingo, 28

Onde: Av. Rio Branco, em frente ao Banco do Brasil até o Marco Zero.