Arquidiocese de Belo Horizonte faz memória do rompimento da barragem de Brumadinho

Igreja

A 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho terá momentos de oração e escuta das vítimas

Publicação: 23/01/2020

Por Lívia Bacelete, comunicadora popular da Cáritas Regional Minas Gerais

Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte

Juntos por Brumadinho, este é o mote da mobilização promovida pela Arquidiocese de Belo Horizonte para marcar a memória do primeiro ano após o rompimento da barragem de Brumadinho. A iniciativa, que teve início em dezembro, conta com roteiros litúrgico-celebrativos para cada domingo e segue até o dia 26 de janeiro.

O destaque dessa iniciativa será a 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho, caminhada que acontece no dia 25 de janeiro. A Romaria terá início às 8h, com a celebração da Palavra, na Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, em Brumadinho. A programação inclui momentos de partilha e oração, escuta das famílias atingidas, além de apresentações culturais.

A Arquidiocese está organizada para receber em Brumadinho as caravanas que se inscreveram para participar do momento junto às vítimas que escaparam da morte e às famílias que continuam sofrendo com as consequências e as perdas humanas provocadas pelo rompimento da barragem.

A Romaria acontece quando se completa um ano do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale, na comunidade Córrego do Feijão, que tirou a vida de 272 pessoas (sendo duas delas bebês em gestação), causando destruição ambiental e atingindo milhares de pessoas ao longo da bacia do rio Paraopeba.

Um ano após tragédia, bombeiros ainda trabalham em Brumadinho. 11 vítimas ainda não foram encontradas. Foto: Israel Defense Forces/Agência Brasil

Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente de Paula Ferreira, a Igreja está presente em Brumadinho desde o primeiro momento. “A Igreja já estava lá, uma Igreja viva, participante nas paróquias, com os padres, diáconos e leigos”, lembra. Dom Vicente explica que a Igreja intensificou sua presença em horizontes diferentes com o rompimento da barragem, dando mais atenção para aspectos como acolhida, amparo, consolo, celebração e espiritualidade. O religioso destaca ainda que é preciso continuar lutando e promovendo justiça social. “Precisamos destacar a luta pela justiça e pelo desenvolvimento social, porque não pensamos que Brumadinho vai resolver a questão só com algumas coisas, é preciso transformar a realidade, inclusive, lutando para que haja justiça social”, reforça.

O bispo destaca também que a reflexão sobre a questão do cuidado com a Casa Comum está aflorando cada vez mais. “A pauta do meio ambiente, hoje, não pode estar restrita a grupos de defesas isolados, é uma pauta coletiva da sociedade”, afirma.

Dom Vicente irá lançar o livro de sua autoria Brumadinho 25 é todo dia, às 14h30, no palco da 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte pela Ecologia Integral a Brumadinho. A partir das 19h, no mesmo palco, terá início diversas apresentações culturais.

Durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro deste ano, as comunidades de Brumadinho e região tem participado de uma série de atividades promovidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). Com o tema 25 é todo dia, uma referência à data do rompimento da barragem. A programação será finalizada com a realização da Romaria. Entre as atividades junto às comunidades estão a realização de novena de Natal e de São Sebastião, visitas da imagem de São Sebastião às comunidades, celebrações, saraus culturais entre outras.

As atividades são organizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, Vicariato para Ação Social e Política (Veasp), Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Comissão Pastoral da Terra - MG, Cimi, entre outros organismos e pastorais sociais.