XX Assembleia Nacional

banner topo site

Entre os dias 12 e 15 de novembro, a Cáritas Brasileira realiza sua XX Assembleia Nacional, no Centro Cultural de Brasília.  O evento tem como lema Cáritas Brasileira: Missão e solidariedade a serviço da Vida e aprofundará a reflexão sobre o tema Gestão da Rede Cáritas.

O encontro nacional é resultado de um processo que contou com as etapas local, regional e inter-regional, além de uma etapa prévia a todas essas, que foi a organização pessoal de cada agente Cáritas diante da temática e das questões a serem abordadas.

Durante a Assembleia, os participantes avaliam os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a mobilização de recursos. A partir dessa avaliação, são definidos os novos rumos de gestão da Rede Cáritas. Além disso, na ocasião, é escolhida a próxima direção da organização.

Neste sentido, os delegados e delegadas têm a oportunidade de analisar as conjunturas socioeconomicopolítica e eclesial durante a Assembleia, abordando os seguintes eixos: realidade do país; organização em rede; inserção nos espaços da Igreja; sustentabilidade; processos eletivos da Rede Cáritas.

Cerca de 200 pessoas reúnem-se durante estes quatro dias, entre membros da Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Coordenação Colegiada, delegados por entidade-membro, o/a secretário/a regional e os Bispos Referenciais. Também participam convidados das Pastorais Sociais, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representantes do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos e entidades parceiras, além de toda equipe do Secretariado Nacional.

DSC_0117

12/11 – BELÉM: CASA DO PÃO

09h às 11h45 – Credenciamento de delegados/as, assessores/as, convidados/as
09h – Reunião dos bispos referenciais
13h30 – Mística de Acolhida e Integração – Lugar: Belém
15h – Mesa de Abertura / Instalação da Assembleia Geral
16h30 – Análise de conjuntura da realidade socioeconomicopolítica (Maria Lúcia Fattorelli e Cesar Sanson)
17h30 – Debate sobre a conjuntura socioeconomicopolítica
18h15 Celebração Eucarística – Lugar: Belém
20h Abertura da Feira de Sabores e Saberes e celebração de aniversário da Cáritas

13/11 – GALILEIA: CASA DA ESPERANÇA

08h30 – Celebração Eucarística – Lugar: Galileia
09h30 – Análise da conjuntura eclesial (Marcelo Barros e Carmem Lussi)
11h – Debate sobre a conjuntura eclesial
12h – Orientações gerais sobre as eleições e apresentação de candidatos/as
14h – Painel sobre o tema: Gestão da Rede Cáritas (Marilene Maia e Aguinaldo Lima)
15h – Orientações para o trabalho das oficinas
15h15 – Trabalho nas oficinas por eixo temático
18h15 – Mística – Lugar: Galileia
20h – Noite de Publicações e Feira de Sabores e Saberes

14/11 – BETÂNIA: CASA DO AMOR

08h30 – Celebração Eucarística – Lugar: Betânia
09h15 – Apresentação do resultado das oficinas e plenária para proposições e colocações
10h15 – Orientações para o trabalho nos inter-regionais
11h – Oficinas por inter-regionais
14h – Painel: Campanha Mundial, Fórum Lusófono, Assembleia Geral da Caritas Internacional 2015, Migrantes e Refugiados
15h30 – Apresentação dos resultados dos inter-regionais
16h30 – Consolidação da avaliação e das propostas
19h30 Confraternização – jantar e sarau (Sede da Cáritas)

15/11 – JERUSALÉM: CASA DA MISERICÓRDIA

08h30 – Celebração Eucarística – Lugar: Jerusalém (apresentação da nova diretoria)
09h30 – Revisão Estatutária
11h – Mesa de Apresentação das Contas e Relatório de Atividades do Quadriênio
12h – Definições do 5º Congresso Nacional / Jubileu 60 anos 2015/2016
12h30 – Vivencial Celebrativo – Lugar: Emaús / Casa da Solidariedade
14h30 às 17h – Passeio por Brasília

DSC_0097

A XX Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira teve início na tarde da quinta-feira, 12 de novembro, dia em que a organização completou 59 anos de história, com um mística que envolveu os cerca de 200 participantes.

Representantes da Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Coordenação Colegiada, delegados por entidade-membro, o/a secretário/a regional e os Bispos Referenciais participaram do momento de espiritualidade.

Também participam da assembleia membros de Pastorais Sociais, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representantes do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos e entidades parceiras, além de toda a equipe do Secretariado Nacional.

DSC_0187

Durante a Assembleia, os participantes avaliam os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a mobilização de recursos. A partir dessa avaliação, são definidos os novos rumos de gestão da Rede Cáritas. Além disso, é escolhida a nova direção nacional da organização.

Cáritas Brasileira inicia sua XX Assembleia Nacional

DSC_0239

A Cáritas Brasileira iniciou nesta quinta-feira, dia 12/11, data do seu aniversário de 59 anos, a XX Assembleia Nacional. O evento tem como lema Cáritas Brasileira: Missão e solidariedade a serviço da Vida e pretende aprofundar a reflexão sobre o tema Gestão da Rede Cáritas. O encontro nacional é resultado de um processo que contou com as etapas local, regional e inter-regional, além de uma etapa prévia a todas essas que foi a organização pessoal de cada agente Cáritas diante da temática e das questões a serem abordadas na assembleia. Os participantes avaliarão os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a mobilização de recursos. A partir dessa avaliação, serão definidos os novos rumos de gestão da Rede Cáritas. Além disso, será escolhida a próxima direção da organização.