English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

XX Assembleia Geral da Caritas Internationalis acontecerá em maio

17 de abril de 2015
GeneralAssembly

Representantes de todas as entidades Cáritas do mundo, estarão em Roma entre os dias 12 e 17 de maio para a XX Assembleia Geral da Caritas Internationalis, intitulada “Uma Família Humana, Cuidado da Criação”. Na noite de 12 de maio, o evento terá início com uma missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga abrirá a Assembleia Geral, no dia 13 de maio, no Domus Mariae Palazzo Carpegna. No dia 14, serão feitas as eleições indicando os nomes de líderes para animar e acompanhar a confederação Caritas Internationalis. Nessa ocasião da Assembleia, os delegados elegem também as diretrizes que devem ser adotadas por todas as 164 organizações nacionais de ajuda humanitária para o período de 2015 a 2019. O foco será no aumento das desigualdades e das consequências das alterações climáticas, que será apoiada pela encíclica papal histórica sobre a ecologia, a ser publica na reunião da ONU sobre o assunto ainda este ano, em Paris.

O presidente da XX Assembleia, Cardeal Oscar Andres Rodriguez Maradiaga, deixará o cargo de presidente da Caritas Internationalis, após 8 anos de serviço. Ele comenta sobre o evento: “A Assembleia Geral da Caritas Internationalis é um momento único na vida da confederação e da Igreja Católica para reunir inúmeras experiências e culturas diferentes. Nós celebraremos nossa fé e de nossa missão e também discutiremos o que podemos fazer para atenuar de forma mais eficaz o sofrimento dos pobres.”

“Durante a última década, milhões de pessoas receberam as apoios necessários para melhorar suas vidas através do acesso à educação, saúde, alimentação e ferramentas de trabalho. Pessoas jovens e idosas querem trabalhar juntas para construir um mundo melhor. Nossos agentes da Caritas Internationalis estão à frente na luta contra a pobreza. Em Roma, estão enfrentando os novos desafios como, o aumento das desigualdades, as alterações climáticas, a insegurança alimentar, escassez de água, a urbanização, os conflitos sobre os recursos e a propagação do extremismo”, comenta o Cardeal.

Segundo o presidente da Caritas Internationalis, em 2005, 40 milhões de pessoas precisavam de ajuda de emergência. Em 2015, esse número subiu para 79 milhões de pessoas. A cada 10 segundos uma criança morre devido a doenças relacionadas com a fome. Em 2015, 2,7 bilhões de pessoas podem enfrentar escassez de água. Em 2050, o aquecimento global pode deixar desabrigados 200 milhões.

“A Igreja Católica tem um papel vital através de organizações como a Caritas sobre a distribuição da ajuda humanitária, a promoção do desenvolvimento humano integral e apelo a uma maior justiça social. “Uma Família Humana, Cuidado da Criação” é uma mensagem de esperança. Trabalhando juntos, podemos proteger as pessoas e o planeta da pobreza e da exclusão dos excessos do consumismo”, enfatiza.

Alguns dos assessores convidados para o evento são: o teólogo padre Gustavo Gutiérrez, o economista e professor Jeffrey Sachs, e Beverly Haddad, da Universidade de Kwazulu-Natal.

Entre os delegados, foram convidadas mais de 50 pessoas representando jovens, voluntários, ativistas de base e da fome. Após a Assembleia Geral, os delegados da Caritas viajam para Milão para fazer um Dia Caritas em 19 de maio – a EXPO 2015. O evento faz parte da Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para toas as pessoas”, que tem como objetivo acabar com a fome até 2025.

 

Versão atualizada e tradução livre: Marcelo Lemos :: Assessor de formação da Cáritas Brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br