Vice-presidente da Cáritas Brasileira recebe Medalha Mietta Santiago, na Câmara dos Deputados

07 de março de 2018

Como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, a Câmara dos Deputados instituiu em 2017 a Medalha Mietta Santiago, o prêmio é direcionado a iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

Neste ano de 2018, a vice-presidente da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, está entre as oito mulheres que vão receber a Medalha nas categorias Platina, Ouro, Prata e Bronze.

Irmã Lourdes Dill vai receber a Medalha de Prata e, em artigo divulgado, a religiosa compartilha esse momento com todas as mulheres do Brasil e do mundo, assim como expressa a urgência de que as mulheres sejam reconhecidas em todos os espaços e aspectos da vida. “Gostaríamos que a sociedade valorizasse as potencialidades das mulheres em todas as dimensões, na família, na política, na segurança, na saúde, na comunicação, na economia, na educação, na vida eclesial, na administração de Empresas, nas questões ambientais e nas sociais, e tantas outras dimensões que estamos inseridas e temos condições para contribuir dialogando sobre as questões de gênero, e para o Bem Viver de toda humanidade”, fala em um trecho do artigo.

Irmã Lourdes Dill na Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) que é realizada há 25 anos sob a sua coordenação em Santa Maria (RS)

Ir. Lourdes Dill na Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) que é realizada há 25 anos em Santa Maria (RS), sob a sua coordenação

O artigo

Este é um dia mundialmente comemorado e importante para todas as mulheres. Nós mulheres, gostaríamos que o 08 de março fosse todos os dias pelo respeito, valorização e dignidade de todas as mulheres, de todas as classes sociais deste Planeta. Gostaríamos, também que cada vez mais pudéssemos cuidar da vida e do Planeta Terra, entre mulheres e homens, como seres criados a imagem e semelhança de Deus. Gostaríamos que a sociedade valorizasse as potencialidades das mulheres em todas as dimensões, na família, na política, na segurança, na saúde, na comunicação, na economia, na educação, na vida eclesial, na administração de Empresas, nas questões ambientais e nas sociais e tantas outras dimensões que estamos inseridas e temos condições para contribuir dialogando sobre as questões de Gênero, e para o Bem Viver de toda Humanidade.

Oxalá que um dia não houvesse mais nenhum tipo de violência contra mulheres e o respeito a dignidade fosse estendido a todas as pessoas deste Planeta, nossa Casa Comum.

No dia 08 de março, estarei na Câmara dos Deputados, em Brasília, participando de uma Premiação pelo Dia Internacional da Mulher com outras sete mulheres. Fui indicada pela renomada Deputada Federal Maria do Rosário, que muito nos representa na Câmara dos Deputados. Estou entre as oito mulheres nas Categorias Medalha Platina, Ouro, Prata e Bronze que receberão a Medalha Mietta Santiago, no dia 08 de março.

A homenagem que me cabe neste dia, compartilho desde já com todas as mulheres de todas as classes sociais, Entidades, organizações, movimentos, diversas profissões, etnias, culturas e credos religiosos, para cuja premiação muitas outras mulheres poderiam ter sido escolhidas.

Compartilho esta homenagem com minha mãe Emelda Staudt Dill, uma guerreira e lutadora que em setembro deste ano celebra os seus belos 90 anos de vida e também com todos os familiares, amigos e benfeitores. Compartilho também com a Vida Religiosa Consagrada e especialmente com as Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino, da qual faço parte há quase 50 anos. Compartilho com a Economia Solidária, Agricultura Familiar, Comércio Justo e Consumo Ético e Solidário. Compartilho com as mulheres catadoras, Indígenas, quilombolas, moradoras de rua, mulheres chefes de famílias que labutam para manter seus filhos. Compartilho com as companheiras e companheiros da Arquidiocese de Santa Maria, do Banco da Esperança, do Projeto Esperança/Cooesperança, da FEICOOP e as Redes Nacionais e Internacionais de Economia Solidária que contribuem com vigor e coragem junto com a Arquidiocese de Santa Maria, e na Rede Cáritas Brasileira e Cáritas Internacional a construir um mundo mais justo, fraterno e solidário inspirados nas sábias palavras do Papa Francisco: “Nenhuma Família sem Casa. Nenhum Camponês sem Terra e Nenhum Trabalhador sem Direitos”.

Com gratidão, reconhecimento e saudações a todas as Mulheres.

Irmã Lourdes Dill, FDC

Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança

Vice-Presidente da Cáritas Brasileira

Sobre Mietta Santiago

Mietta Santiago (Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira), nasceu em 1903 em Varginha, Minas Gerais e faleceu em 1995 no Rio de Janeiro. Foi escritora, advogada criminalista, oradora competente, escritora, poeta, sufragista e feminista no apoio dos direitos das mulheres.

Sua atuação ganhou destaque nacional em 1928 quando, como advogada, apontou que a proibição ao voto feminino contrariava o artigo 70 da Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil (24 de fevereiro de 1891), então em vigor. Com base nisso, Mietta impetrou, Mandado de Segurança e obteve sentença (fato inédito no país) que lhe permitiu votar em si mesma para um mandato de deputada federal. Não se elegeu, mas dessa forma foi a primeira mulher a exercer, plenamente, os seus direitos políticos.

Nessa época o Partido Republicano do Rio Grande do Norte aproveitou-se da brecha aberta por Mietta Santiago para lançar a candidatura da potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira, que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil, como prefeita do município de Lages. Como bem descreve Carlos Drummond de Andrade no seu poema Mulher Eleitora: “Mietta Santiago, loura poeta bacharel conquista, por sentença de juiz, direito de votar e ser votada…”

Convite Mietta Santiago 02 03 DMT (2)

Por Jucelene Rocha – Assessora de Comunicação Cáritas Brasileira