Syngenta enfrenta oposição depois de morte de sem terra

14 de novembro de 2007

Ativistas apoiados pelo governo populista do estado do Paraná associaram-se numa tentativa de expulsar a multinacional suíça Syngenta AG (SYT) da área depois que em um protesto contra os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) um dos manifestantes foi morto a bala no mês passado por um dos guardas de segurança empregados pela companhia.

Como resultado, Syngenta está atualmente considerando a relocação de uma operação controvertida no Estado. No local fica o laboratório experimental de soja, feijão e milho geneticamente modificados propriedade da Syngenta no oeste do Paraná, não distante do amplo Parque Nacional do Iguaçu. Conforme Medard Schoenmaechkers, responsável pela comunicação da Syngenta na Europa, a companhia “atualmente avalia dessa facilidade”.

Em 21 de outubro, um ativista anti-OGM, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra, foi assassinado a bala por um guarda de segurança contratado por Syngenta, no oeste do Paraná. O guarda também foi assassinado mas até o momento não se sabe por quem. As forças de segurança agiram rapidamente uma vez que elas ouviram que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) havia invadido a área no mês passado.

O governo do estado do Paraná está investigando as mortes. Os resultados são esperados para 21 de novembro, disse Darci Frigo, advogado de direito agrário ligado a organização Terra de Direitos. A Syngenta, por sua vez, nega algumas alegações do MST de que a companhia ordenou a empresa de segurança abrir fogo.

O MST é um dos grandes grupos de ativistas anti-GMO e em prol da reforma agrária pelo mundo. Mais de 100 ativistas do MST – incluindo famílias inteiras que plantam arroz e milho para comer – permanecem ainda acampados na terra da Syngenta como parte de um protesto contínuo que tomou a propriedade da Syngenta desde Março de 2006.

Com a morte do ativista, Valmir de Mota Oliveira, o MST lançou uma campanha para pressionar a Syngenta não somente a sair do Paraná, mas do Brasil. Os anti GMO encontram-se alinhados com os grupos de ativistas. “Nós queremos essa gente fora do Paraná. Eles são um espinho em nosso lado”, disse Benedito Pires, o porta-voz do governo. “Nós gostaríamos que eles fossem embora do Brasil, mas não temos o poder para fazer isso”, disse Pires.

O Brasil é um dos celeiros da agricultura mundial, e o estado do Paraná é um dos maiores produtores de soja, milho, trigo e cana de açúcar. Frigo e o MST alegam que Syngenta está testando soja e milho geneticamente modificados de maneira ilegal, dada a proximidade do Parque Nacional do Iguaçu.

A morte de Oliveira abre uma ferida difícil de curar, e vem dar novo impulso ao MST na sua investida contro o agronegócio, especialmente contra as companhias rede de commodities. “Nos queremos justiça, porque Syngenta ordenou a sua gente que o matassem (Oliveira)”, disse Celso Barbosa, um coordenador do MST no Paraná.

O que talvez o MST mais deseje, segundo Barbosa, é que multinacionais como Syngenta volte seus lucros para a sociedade. A semana passada, o grupo iniciou uma marcha em direção a corporação mineradora, Vale do Rio Doce, no norte do estado do Pará. O que faz parte de uma ação de pressão para que o governo nacionalize a companhia. Se a Vale está na linha de fogo na área da mineração, Syngenta se tornou a inimiga número 1 na área do agronegócio nesta disputa.

Fazendeiros do Paraná se chocaram violentamente com o MST no passado, mas tais ocorrências se consolidaram nos últimos quatro anos. No entanto, MST tem o apoio de governos e jura continuar pressionando a Syngenta e tentar pelo menos deixar a multinacional suíça com um olho roxo.

Conforme Barbosa, a luta envolverá pressão no Brasil e no quartel geral da Syngenta, na Suíça. “Continuaremos a lutar”, disse Barbossa, “nos tribunais e mediante ocupações por um, dois ou três anos, até que eles saiam daqui”.

*Tradução do inglês: Daniel S. Pereira
Por Tony Danby, Dow Jones Newswires*