Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

SOS FILIPINAS – As crianças que não sorriem

21 de novembro de 2013

Relato enviado por Ryan Worms, da Cáritas Canadá, diretamente de Cebu, nas Filipinas

“Hoje levamos de Cebu a Tacloban 500 lonas para abrigos temporários que foram enviadas pela Cáritas da Nova Zelândia”, disse Mark Mitchell, coordenador da equipe de apoio de emergência da Cáritas. “Nós vimos a incessante atividade necessária para a entrega da ajuda internacional e os desafios que isso representa.”

Depois de vários diálogos nos últimos dias, a Real Força aérea Australiana permitiu que a Cáritas transportasse suas cargas a bordo do C-130 Hercules.

Na base aérea militar de Cebu as atividades não param. Aviões das Forças Armadas das Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, China e Japão descarregam os donativos que são encaminhados para as regiões mais afetadas pelo tufão Haiyan e voltam transportando os sobreviventes que fogem das cidades devastadas.

A equipe da Cáritas está autorizada a acompanhar todo esse processo. “Os danos em Tacloban são muito impressionantes. Sabemos que as lonas que trazemos serão utilizadas de imediato para abrigos de emergência”, afirmou Mark Mitchell.

No aeroporto de Tacloban, padre Rick, da cidade de Palo, chegou com um caminhão com milhares lonas e outros itens para a construção de abrigos que estão a caminho das dioceses afetadas.

Ao redor do aeroporto, as vítimas esperam para ser resgatadas. No voo de volta de Tacloban a Cebu ,um fato marca a equipe da Cáritas a bordo. Ao contrário das outras regiões afetadas, as crianças que estão no Hercules C-130 não sorriem. No lugar do sorriso, elas carregam características marcadas pelo cansaço e pelo trauma dos últimos dias.

As vítimas do tufão precisam da ajuda que carregam os aviões. Mas a equipe da Cáritas também sabe que as feridas internas das vítimas, em especial as crianças, necessitam de um apoio psicológico que não pode esperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br