Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Sínodo para a Amazônia: REPAM e CEA lançam subsídio com roteiros celebrativos e orações

29 de julho de 2019

Sintonia, celebração e compromisso resumem o Tríduo do Sínodo para a Amazônia. O material, publicado hoje pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) e já enviado para as comunidades da Amazônia brasileira, reúne roteiros celebrativos para as comunidades rezarem em sintonia com a assembleia sinodal.

Preparado pela equipe da REPAM-Brasil e da CEA, o livreto é composto por três encontros iluminados pelos eixos temáticos do Instrumentum Laboris, que podem ser rezados como Ofício Divino das Comunidades nas semanas que acontecem o Sínodo, em Roma. De acordo com as orientações enviadas para as comunidades “para cada semana do Sínodo, a comunidade pode escolher o melhor dia para celebrar. É importante que antes dos encontros as pessoas responsáveis preparem o ambiente com os materiais sugeridos e outros do território, organizem o local para a celebração e convidem as comunidades, pastorais, grupos”, recomenda a equipe que preparou o conteúdo.

Leon de Souza, coordenador de articulação da REPAM-Brasil, disse que o material foi pensado para contribuir com a vida e a dinâmica das comunidades que já têm suas celebrações, da Palavra, da Eucaristia, dos Ofícios, para estarem em sintonia com o Sínodo em Roma. “Mais do que se conectar com o evento, deixar que o Espírito possa soprar no território da Amazônia é o mais importante”, afirmou Leon sobre os roteiros celebrativos.

O material impresso foi encaminhado para os regionais da CNBB presentes na Amazônia brasileira, que distribuirão às dioceses do território. A versão virtual do material pode ser baixada aqui nos links abaixo ou no site da REPAM-Brasil.

O Sínodo

O Sínodo para Amazônia é uma resposta do Papa Francisco diante das realidades desafiadoras da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-amazônica vai acontecer de 6 a 27 de outubro de 2019, em Roma, para refletir sobre o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Tríduo do Sínodo – Celebrações e orações

Instrumentum Laboris – Sínodo para a Amazônia

Com informações da REPAM-Brasil

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br