Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Sínodo para a Amazônia: Cáritas Brasileira presente na Tenda da Casa Comum

31 de outubro de 2019

O Sínodo para a Amazônia foi realizado de 06 a 28 de outubro de 2019, no Vaticano, em Roma, com o tema Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. O Sínodo reuniu bispos do mundo inteiro para tratar de questões que estão interferindo na vida do Planeta e que estão no coração do papa Francisco, grande defensor dos direitos humanos e dos direitos da natureza. Junto com o encontro dos bispos no Sínodo, os povos da Amazônia armaram uma tenda na Igreja Santa Maria, na Transpontina, nas mediações do Vaticano para acompanhar de perto este momento importante e para mobilizar momentos de reflexão e celebração pela vida da Amazônia e seus povos.

A Cáritas Brasileira enviou uma delegação do Inter-Regional Norte para participar desse momento. Keila Marães, Regional Norte 2 (Pará e Amapá), Rosivane Souza, Cáritas Manaus –  Articulação Norte 1 (Amazonas e Roraima)  e Aurinete Brasil, Articulação Noroeste (Acre, Rondônia e Sul do Amazonas), chegaram a Roma no dia 19 de outubro e participaram de várias atividades, em comunhão com a Cáritas Internacional, e apoio da Cáritas da Alemanha. Entre as muitas atividades a equipe participou da celebração dos mártires, momento que fez memória de diversas pessoas que deram a vida na missão, especialmente os defensores da floresta e de seus povos.

Houve participação efetiva em mesas de diálogo e proposições sobre, por exemplo, ações que colocam sob ameaça os direitos humanos dos povos indígenas. Alguns aspectos destacados nesse sentido foram a falta de reconhecimento das populações indígenas por parte dos governos, a migração desses povos para as cidades, os impactos ambientais, a fragilidade dos processos de demarcação dos territórios indígenas.

No dia 25 de outubro foi realizada a mesa redonda com intuito de apresentar os trabalhos que a Cáritas Brasileira desenvolve no Brasil e na Região Norte, principalmente nos temas do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e acolhida de migrantes e refugiados. Assim como o trabalho realizado em conjunto pelas equipes nas fronteiras Peru-Brasil-Bolívia.

Durante esse período a equipe participou de reuniões no escritório da Cáritas Internacional, com sede em Roma, juntamente com os bispos referenciais do Regional Norte 2, Dom Evaristo, e da Articulação Noroeste, Dom Francisco. “Foram momentos de trocas de experiências, partilha de ações, de aprendizagens e muita comunhão”, relatou a representante da Articulação Noroeste, Aurinete Brasil.

Bispos referenciais da Cáritas Brasileira na Região Norte, Dom Evaristo e Dom Mário Antônio, entregam ao papa Francisco os presentes enviados pelas mulheres da economia solidária, os protocolos de consulta prévia, publicações, artesanatos e outros frutos do trabalho da rede Cáritas e parceiros da região Norte.

O Secretário-Geral da Cáritas Internacional, Aloysius John, considerou o trabalho da equipe da Cáritas Brasileira na Tenda da Casa Comum como uma ação de profunda importância. “Esse trabalho inspira a missão da Cáritas, gostaria de compartilhar essa dinâmica com outras regiões como a Ásia e Oceania”, destacou.  O Secretário-Geral enfatizou ainda que admira a força e a coragem das mulheres nesse trabalho aos necessitados. Outros membros da Cáritas Internacional também participaram deste momento como a responsável pela área de incidência, Adriana Opromolla, e o assessor eclesial, monsenhor Pierre Cibambo.

As representantes da Cáritas Brasileira em Roma também participaram de duas missas presididas pelo papa Francisco: a celebração pelo Dia Mundial das Missões e a missa de encerramento do Sínodo para a Amazônia.

As conclusões e orientações do Sínodo para a Amazônia estão disponíveis no site da Repam Brasil.

Por Aurinete Brasil, Keila Marães e Rosivane Souza

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br