Seminário Geral Laudato Sì e Repam-Brasil acontece em Brasília

16 de novembro de 2017
repam

A Rede Eclesial Panamazônica (Repam) realiza de 17 a 19 de novembro de 2017, em Brasília (DF), o 16º Seminário Laudato Sì e Repam. O momento tem por objetivo aprofundar os temas discutidos nos 15 seminários realizados entre  junho de 2016 e setembro de 2017 no território da Amazônia legal, com o apoio da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).

Os participantes vão compartilhar experiências e refletir sobre a realidade da Amazônia no contexto nacional e internacional, na perspectiva de construir os caminhos de articulação da Rede no Brasil, e contribuir com o debate sobre o Sínodo Panamazônico, recentemente anunciado pelo papa Francisco.

Participam do Seminário as lideranças dos povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, seringueiros, camponeses, agentes de Pastoral, religiosas/os, padres e bispos de toda a Amazônia Legal. O momento contará com a presença de nomes importantes para a defesa da floresta e dos povos da Amazônia como o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Repam, cardeal dom Cláudio Hummes, o bispo emérito do Xingu, dom Ervin Krautler,  a delegação da Rede Eclesial da Bacia do Congo (REBAC) e representantes do Equador e Inglaterra.

A Repam, desde sua fundação, se propõe potenciar de forma articulada a ação que a Igreja Católica no território, acompanhando as populações Panamazônica para que sejam verdadeiros sujeitos de transformação na Igreja e na sociedade. A abertura do Seminário será transmitida, ao vivo, pelo Facebbok e Instagram da Repam Brasil , nesta sexta-feira, 17, às 20h. Acesse a programação completa AQUI

repam ao vivo

Sobre a Repam

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) foi fundada oficialmente em setembro de 2014. Abrange os nove países do bioma amazônico, incluindo os nove estados da Amazônia Legal. Os Seminários Laudato Sì foram realizados nos vários cantos desse território, dialogando com as realidades locais a partir da encíclica Laudato Sí, do papa Francisco.

A região amazônica é um dos maiores berços de biodiversidade ecológica e cultural do planeta. A preocupação da Igreja com esta região é histórica e volta-se para o cuidado e proteção desta grande Casa Comum. “A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam”, papa Francisco.

Serviço:

O que: Seminário Geral Laudato Sì e Repam-Brasil
Local: Nova Sede da CNBB – Sgan 905, bloco C – Brasília
Data: de 17 a 19 de novembro de 2017
Abertura: às 17h (17/11)
Encerramento: às 12h30 (19/11)
Contato: Osnilda Lima, fsp (61) 98366-1235
repamcomunica@gmail.com