English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos

Seminário reúne Cáritas dos oito países lusófonos

DSC_0113

 

O Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos, realizado pela Cáritas Brasileira, começou na manhã desta segunda-feira, dia 9/11, reunindo representantes das Cáritas nacionais dos oito países de língua oficial portuguesa. O fórum tem por objetivo ampliar a participação da sociedade civil, especialmente as Cáritas nacionais, em parceria com os Estados (governos dos países), na consolidação das ações de gestão pública previstas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, das Nações Unidas.

Leia mais

 

Colóquio aborda a luta contra a fome no Brasil e no mundo

DSC_0332

O colóquio de abertura do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 9/11, após a formação da mesa de abertura do evento, contou com a participação do filósofo, teólogo e cientista social Ivo Poletto; da professora na área de Humanidades na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e ex-ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal (2003/2008), Matilde Ribeiro, e de José Magalhães de Sousa, ex-diretor-executivo nacional e ex-assessor nacional de Gestão de Riscos e Emergências da Cáritas Brasileira, atualmente lotado no Escritório Central da Caritas Internacional, em Roma.

Leia mais

 

Cáritas dos países lusófonos discutem Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

DSC_0112

Cáritas nacionais dos oito países de língua oficial portuguesa, reunidas em Brasília/DF, entre os dias 9 e 11 de novembro no Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos, discutiram, na tarde desta segunda-feira, sobre os Novos Objetivos do Milênio e as Diretrizes Voluntárias – Metas atingidas, Desafios e Perspectivas. O responsável pelo tema foi Alan Bojanic, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Leia mais

 

Sociobiodiversidade é tema de colóquio do seminário que reúne países lusófonos

DSC_0128

Sociobiodiversidade é a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.

Marcelo Barros – monge beneditino, escritor e teólogo – levou aos participantes do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos o tema “Sociobiodiversidade – A riqueza lusófona e os cenários da fome e desigualdades”, em colóquio da tarde de 09 de novembro, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília/DF.

Leia mais

 

Ministro defende maior participação das organizações na CPLP

DSC_0263

O coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, Milton Rondó Filho, defendeu uma maior presença dos países lusófonos no Conselho de Segurança Alimentar instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Rondó falou sobre os desafios de autonomia e gestão nas ações de cooperação de agências internacionais e os projetos locais contra a fome e a pobreza na manhã desta terça-feira, dia 10/11, no Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos.

Leia mais