English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Seminário debate ação de mineradoras no Brasil

10 de março de 2016
materia cáritas MG seminario-1

As Dioceses da Bacia do Rio doce realizaram entre dias 4 e 6 de março, em Mariana MG, O Seminário “Nossa Casa Comum – Corresponsabilidade de todos frente à vida ameaçada”, que contou com a participação de 120 pessoas. O objetivo do seminário foi trazer experiências vividas pelas comunidades, além de avaliar as ações de reparação de danos às populações e ao meio ambiente provocados pelo Estado e pelas mineradoras.

Foi debatida a conjuntura atual e a atuação das mineradoras na américa latina e Brasil. Também foi discutido e criticado o acordo assinado no dia 2 de março entre os governos Federal, estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo e as empresas Vale, BHP Billinton e Samarco.

Para os movimentos sociais, pastorais, Cáritas e comunidades, este acordo não passa de uma carta de intenções. Os atingidos/as não foram em nenhum momento consultados sobre este acordo.

“Causa estranheza que a fundação que está sendo criada pelas empresas, vem a ser controladas, pelas mesmas empresas. Causou-nos perplexidade, também, a ausência absoluta dos atingidos com essa tragédia que trás tamanhas consequências”, ressalta Dom Geraldo.

Os participantes do Seminário publicaram uma nota sobre o acordo entre governos federal e estaduais, e as empresas.Como encaminhamento final, tirou-se a criação de um Fórum Permanente da Bacia, que terá como missão articular as diversas propostas construídas. Foi reafirmado o compromisso dos movimentos nesta luta pela defesa dos direitos coletivos e promoção da justiça, com participação dos atingidos.

Por fim no domingo foi feito uma visita a Bento Rodrigues, local que foi arrasado pelo rompimento da barragem.

 Confira aqui a Carta do Seminário.

Confira aqui Nota sobre o acordo.

Por Equipe de Assessoria da Regional MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br