Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Seminário de Fundos Solidários debate organização e direitos

26 de setembro de 2016

Começou nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, em Brasília (DF), o III Seminário Nacional de Fundos Solidários. Com o lema Desenvolvimento Territorial: Fortalecimento, Organização e Direitos, o evento pretende debater o papel dos Fundos Solidários para o desenvolvimento das comunidades, a partir do Plano Nacional de Economia Solidária. O seminário se encerrará na quarta à tarde, após a Audiência Pública Pelo Avanço da Política Nacional de Economia Solidária, prevista para ocorrer às 10 horas do mesmo dia no Plenário 2, Anexo II, da Câmara dos Deputados.

No início da tarde desta segunda, após a mística de boas vindas aos cerca de 200 participantes do seminário e de serem dadas orientações gerais sobre a atividade, teve início o evento propriamente dito com um painel sobre o contexto atual dos Fundos Solidários do Brasil. O facilitador foi o diretor-presidente do Centro de Estudos e Assessoria (CEA), Ademar de Andrade Bertucci, ex-assessor nacional da Cáritas. Ele lembrou a realização dos dois primeiros seminários, em 2007 e em 2013, e ressaltou o compromisso assumido neste último para a construção de uma rede nacional de Fundos Solidários.

dsc_0109

Durante sua fala, Bertucci citou as conquistas obtidas até o momento e as articulações realizadas. “Os Fundos Solidários são complementares e indispensáveis às cooperativas e bancos comunitários. Eles são uma alternativa ao atual sistema financeiro. De alternativa diferenciada de crédito, passaram à formulação de um sistema de finanças solidárias”, apontou Bertucci. Ele aproveitou o painel para prestar homenagem a um lutador e a uma lutadora da Economia Solidária, ambos falecidos há dois anos: Sandra Magalhães, diretora do Instituto Banco Palmas, de Fortaleza (CE), e Wilson Roberto Fernandes, coordenador na área de Formação em Economia Solidária do Instituto Marista de Solidariedade – escritório de Minas Gerais.

O seminário seguiria à noite com a apresentação dos trabalhados em grupo feitos durante a tarde e com um novo painel, de análise de conjuntura, facilitado pelo economista e educador Marcos Arruda. Nesta terça, a programação prevê a apresentação de experiências de redes locais e regionais de Fundos Solidários, debates e uma noite cultural. Durante o seminário, será atualizada ainda a carta de princípios da rede de Fundos Solidários e encaminhadas propostas para sua constituição e ação.

Por Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação
Fotos: Luciano Gallas

Veja fotos da mística de boas vindas aos/às participantes:

cttuib5w8aeify1

cttulsiw8aaeybf

cttuujhwgauslpn

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br