English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Semana da Solidariedade e Prêmio Odair Firmino

banner2

Pastoralidade e Transformação Social 

"Continuamos a admitir que alguns se sintam mais humanos que outros,
como se tivessem nascido com maiores direitos"
Papa Francisco

Os 60 anos da Cáritas no Brasil, celebrados no dia 12 de novembro deste ano, e a missão da entidade de anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo na perspectiva da defesa e promoção da vida são fruto do compromisso de pessoas, movimentos sociais, pastorais, do diálogo ecumênico e inter-religioso e dos coletivos que acreditam em um mundo melhor.

Para falar e atuar na promoção da vida, isto é, na garantia da promoção da dignidade humana, foi preciso nesse caminho de 60 anos ampliar nosso olhar sobre as violações de direitos e as desigualdades, que são consequência de estruturas que excluem, criminalizam e marginalizam as pessoas empobrecidas.

VAMOS GRITAR, LUTAR!
A VOZ DO EVANGELHO ARDE EM NOSSOS CORAÇÕES!

Nós estamos a caminho, peregrinos e peregrinas, dos 60 anos da Cáritas. A jornada percorrida até aqui nos levou pelas trilhas da solidariedade libertadora. Agora, no ano do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, queremos celebrar nossa pastoralidade, marcada que é pelo desejo de transformar a sociedade em conjunto com as pessoas em situação de exclusão social. Nesta perspectiva, propomos como roteiro metodológico da edição 2016 da Semana da Solidariedade a organização dos Pontos de Solidariedade, conforme descrito no respectivo texto, disponibilizado abaixo. 

Também pode ser consultado logo abaixo o regulamento do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade - Edição Especial dos 60 Anos da Cáritas Brasileira. O prêmio, que pretende estimular ações de disseminação e divulgação da cultura de solidariedade, integra a Semana de Solidariedade deste ano. Em 2016, serão premiadas 60 organizações, movimentos, pastorais, instituições, coletivos, grupos e pessoas que atuam na promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável, solidário e territorial, na perspectiva da promoção e garantia de direitos humanos, sociais e das políticas públicas.

Acesse o Mapa da Solidariedade e veja a solidariedade libertadora em gestos concretos.

 

Pontos de Solidariedade

untitled-2-1

Nesta Semana da Solidariedade, fazemos um convite a cada um e cada uma para que concretize a solidariedade em gestos concretos, na forma de Pontos de Solidariedade. Queremos que os territórios atuem de tal maneira que suas realidades estejam presentes. Assim, são três os formatos de Pontos de Solidariedade propostos:

  1. TRILHAS DA VIDA  Atividades que abordem as realidades do campo, do cerrado, das matas e das trilhas que nos conduzem em nossas lutas diárias.
  2. CAMINHOS DAS ÁGUAS – Atividades que reflitam as realidades das águas, das comunidades ribeirinhas, dos territórios onde a vida pulsa nas águas.
  3. RUAS SOLIDÁRIAS – Atividades que envolvam as realidades urbanas, das cidades e das experiências solidárias desses lugares.

Observação: dependendo do território onde a atividade será realizada, a mesma será identificada como Trilhas da Vida ou Caminhos das Águas ou Ruas Solidárias.

Faça mutirão com toda gente: mulheres e homens; adolescentes, juventudes, catadores/as de materiais recicláveis; comunidades indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; de assentamentos ou acampamentos da reforma agrária e da luta urbana; grupos acompanhados pela ação da rede Cáritas.   

Reúna todas as pessoas: juntos e juntas tomem as Trilhas da Vida, os Caminhos das Águas ou as Ruas Solidárias. Construam tendas solidárias para fazer rodas de conjuntura, rodas de reza, rodas de conversa sobre mulheres, juventudes, política, população carcerária, jovens que cumprem medidas socioeducativas, a paz, educação contextualizada, a água nossa de cada dia, terra nossa de cada dia, comunidades e cidades resilientes. Conversar e denunciar, para celebrar e para rezar. Tudo com Esperança e Ressurreição. Somos povo da Ressurreição!

Denunciem e anunciem: com arte, música, poesia, dança, cores, bandeiras, cartazes, estandartes, partilha de alimentos, oração, momentos de silêncio. Abracem praças, árvores, territórios de luta, lagos e lagoas. Abracem e beijem as pessoas que encontrarem, digam a elas que a Vida é Dom e incentivem a todos e todas a aderir ao compromisso pelo cuidado da Vida, como estamos fazendo em cada lugar onde a Cáritas está presente. 

Mapa da Solidariedade: o mapa virtual interativo dará visibilidade aos Pontos de Solidariedade em seus três formatos (Trilhas da Vida; Caminhos das Águas; Ruas Solidárias), indicando o local, a data e o horário da ação prevista, o nome da atividade e o grupo ou entidade realizador/a. Também poderá reunir outras informações, como o objetivo e o público-alvo. Após a atividade ser realizada, o mapa será atualizado com o registro da ação (em texto e foto). Ao dar visibilidade à Semana da Solidariedade, o mapa virtual fornecerá uma ampla visão das ações realizadas e constituirá em fator de motivação para as entidades/articulações na organização das próprias atividades.

Registro das informações para o Mapa da Solidariedade: Devem ser garantidas pelo menos duas fotos horizontais dos grupos fazendo as atividades, além de um texto de uma lauda (uma página) que narre o que foi feito. Também pode ser garantida a realização de um vídeo com o uso de celular (o aparelho deve estar na posição horizontal), câmara fotográfica ou câmara de vídeo de pelo menos uma das atividades feitas. O vídeo não precisa ser editado e pode ser organizado ainda na forma de depoimentos ou entrevistas. Deve-se ter cuidado com o áudio e a luz no momento da captação das imagens.

Os textos, fotos e vídeos deverão ser enviados para o e-mail semanadasolidariedade@caritas.org.br, com o assunto “Mapa”. O material deve estar assinado com o nome de seus autores/as (tanto os textos quanto as fotografias e vídeos). Uma seleção do material produzido no registro da Semana da Solidariedade será apresentada no V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, em Aparecida/SP. Por isso, não fiquem de fora dessa! A assessoria nacional estará disponível para ajudar a dialogar sobre a construção dos momentos. A regra é CRIATIVIDADE! Vamos ver as Trilhas da Vida, os Caminhos das Águas e as Ruas de Solidariedade com beleza, profecia e mística libertadora.

Prêmio Odair Firmino

Microsoft Word - Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2016Microsoft Word - Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2016Microsoft Word - Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2016Microsoft Word - Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2016

Microsoft Word - Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2016

Oração do Jubileu dos 60 Anos

untitled-2-1

Pai bondoso e misericordioso
nós vos louvamos e vos bendizemos
pelos 60 anos de serviço e amor da Cáritas Brasileira.

Como discípulos missionários e discípulas missionárias,
Queremos, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor,
ir ao encontro das pessoas sofredoras e marginalizadas
testemunhando o amor, a justiça, a solidariedade e a paz.

Que o Espírito Santo fortaleça cada vez mais
a nossa pastoralidade,
desperte no coração do nosso povo
o desejo de servir aos irmãos e às irmãs
nas situações em que a vida está ameaçada.

Que a gratidão
pela celebração dos 60 anos da Cáritas
nos leve a um autêntico compromisso renovador,
para que sejamos testemunhas
da fé, da esperança e da caridade.

Que a virgem Mãe Aparecida,
padroeira do Brasil,
interceda junto a seu Filho Jesus,
para que a Cáritas Brasileira revele sempre mais
o rosto amoroso de Deus.

Amém!

Folder Digital

Folder_digital Folder_digital

 

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br