English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Semana da Água

banner interno

 

Para marcar as atividades do Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, dia 22 de março, a Cáritas Brasileira convidou pessoas que participaram de ações da entidade voltadas ao tema para contarem seus relatos. Este material está disponível na aba ao lado, sob o título Relatos. Na outra aba, sob o título Fotos, podem ser encontradas imagens das ações desenvolvidas pela Cáritas ao longo dos seus 60 anos, comemorados no próximo dia 12 de novembro.

Com o lema Águas que mudam vidas, a Semana Especial do Dia Mundial da Água pretende dar visibilidade a estas ações, reunindo material dos regionais e entidades-membros que contem a história local dos encontros, mobilizações e implementação de tecnologias acerca das dimensões da água enquanto fonte de vida e direito social. Especialmente os relatos de pessoas beneficiadas pelos programas e projetos tem por perspectiva a partilha de experiências das famílias que vivenciaram transformações ao conquistar o acesso à água de qualidade para consumo humano e para produção de alimentos.

01 02 03

Na foto ao lado, realização do II Seminário de Avaliação do Programa de Convivência com o Semiárido, realizado por meio do projeto Fecundação no ano de 2002, em Teresina/PI, com a presença de vários agentes e membros da Cáritas. O projeto desenvolvido nas regiões de Picos e São Raimundo Nonato contemplava vários aspectos do território, dentre eles a gestão de recursos hídricos, captação de água da chuva e educação contextualizada.

Na foto seguinte, inauguração das primeiras cisternas construídas em Lagoa de Fora – São Raimundo Nonato/PI, em 2002. A cerimônia contou com a presença de membros da Cáritas e da comunidade. Na terceira foto (acima), realização da Semana da Água em Teresina no ano de 2010. A imagem mostra uma lagoa poluída, de forma a denunciar o descaso do poder público com o saneamento básico.

Formação de professores ECSA

Encontro Comunitário Mata GrandeA foto acima (a última na sequência), mostra o encontro comunitário do projeto Água para Produção de Alimentos, realizado pela Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, ocorrido no dia 24 de fevereiro de 2015 no município de Mata Grande/AL. Mais acima, tem-se o registro da formação de professores/as no município de Monteirópolis/AL, realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2015. Outra comunidade atendida é Colônia, na cidade de Igaci. Estas ações provocam transformação na vida das famílias beneficiadas no semiárido de Alagoas, possibilitando a conquista do direito à água, negado por décadas de sofrimento. Estas pessoas não mais passarão sede, nem mais dependerão de uma lata de água do velho carro pipa, pois agora têm acesso ao conhecimento, à informação e formação e ao direito de ter água e alimento enquanto fontes de vida e direito social. 

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br