English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Semana Pastoral da Prelazia de Tefé motiva criação de Cáritas Paróquias na região

13 de julho de 2017
TEFÉ 4

De 4 a 9 de julho a Prelazia de Tefé (AM), reuniu na Semana Pastoral mais mais de 70 lideranças comunitárias, o bispo prelatício Dom Fernando Barbosa dos Santos, padres, religiosas e religiosos. Convidada pela Prelazia, a Cáritas Brasileira marcou presença por meio do assessor do secretariado nacional para a articulação norte 1, Marcelo Lemos, e a articuladora regional, Ir. Delires, que vive em Manaus (AM).

A semana de pastoral é uma iniciativa anual da Prelazia  que pretende responder aos desafios das imensas distâncias, fazendo um evento que reúna todas as pessoas envolvidas na  animação das comunidades locais.  Nesse sentido, o momento tem sempre um ou dois temas principais de estudo e aprofundamento, este ano a temática foi a Cáritas e o estudo do documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. Os dois temas são prioridades do Plano Prelatício de Pastoral, entre as pistas de ação para as urgências dois (Iniciação à vida cristã) e cinco (Vida plena para todas as pessoas) . Ainda nesta semana  acontecem várias reuniões de caráter pastoral; do clero, religiosos e religiosas, sessões privativas com o Bispo e celebrações com a comunidade local.

Novas Cáritas paroquiais

No momento da conversa sobre a Cáritas, assessorado por Marcelo Lemos e Ir. Delires, a Cáritas foi apresentada a partir de três bases: o sentir, o envolver e o propósito. Usando vídeos curtos, com participação das pessoas, apresentação e interlocução sobre o novo Marco Referencial da Cáritas e elaboração de mapas das regiões da Prelazia com seus lugares de maior vulnerabilidade e exclusão social, as pessoas fizeram muitas descobertas. Deste trabalho, construíram estratégias, e a parir dos lugares de maior exclusão e vulnerabilidade social, definiram por qual paróquia na região pastoral vão iniciar a criação de Cáritas. O grupo assumiu como compromisso e desafio criar entre julho de 2017 até julho de 2018 a criação de cinco Cáritas paroquiais.  

Nova diretoria

Na segunda-feira (10) aconteceu a assembleia da Cáritas da Prelazia de Tefé para a eleição da nova diretoria e conselho fiscal na qual foram escolhidos: FrancileneMaria (presidente), padre Paulo Leme (vice presidente), Anderson Oliveira (secretário) e irmã Maria Aparecida Paixão Fázio (tesoureira). Essa nova equipe deverá animar os encaminhamentos feitos durante a semana de pastoral.  A Prelazia tem um território maior que o estado de São Paulo, e uma porção imensurável de belezas, desafios e muita coisa que se pode fazer, como reafirmaram as primeiras partilhas das paróquias sobre a realidade local.

Da esquerda pra direita! Francinilce Maria,  Pe. Paulo,  Ir. Cida Paixão, Anderson Oliveira e Dom Fernando

Da esquerda pra direita: Francinilce Maria, Pe. Paulo, Ir. Cida Paixão, Anderson Oliveira e Dom Fernando

 Visita à comunidade do Ipapucu

Na ocasião Marcelo Lemos e Ir. Delires, também aproveitaram para fazer uma visita à comunidade ribeirinha do Ipapucu. Nessa comunidade a Cáritas da Prelazia de Tefé está acompanhando o projeto de piscicultura e outras práticas de convivência com a Amazônia. “Foi um momento forte de trocas de conhecimentos e construção de sonhos e outras possibilidades” afirmou Míriam Karla, secretária executiva da Cáritas da Prelazia de Tefé. 

Algumas pessoas da comunidade ribeirinha do Ipapucu ao final da visita

Algumas pessoas da comunidade ribeirinha do Ipapucu ao final da visita

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br