Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Seis mil agricultores familiares ameaçados na Chapada do Apodi

16 de setembro de 2013

A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. Grandes empresas de fruticultura ocuparam a área irrigada que se estendem pelos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas.

O projeto desarticulou a produção de milhares de pequenos agricultores, causou contaminação de trabalhadores e canais de abastecimento de água por agrotóxicos e causou o assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé.

Em 2013, um projeto semelhante está prestes a chegar ao lado potiguar da Chapada, na cidade de Apodi, ameaçando seis mil agricultores familiares que são referência nacional em produção de orgânicos. O filme trata desse embate de modelos de desenvolvimento e suas consequências para os modos de vida no campo.

O vídeo documentário foi lançado este mês na web pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e contou com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade 2012 para a produção.

Confira!

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) é resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é administrado pela Cáritas Brasileira. O FNS apóia projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam, preferencialmente, relacionados com o tema da CF, que em 2013 é “Fraternidade e Juventude”. Os recursos vão de R$ 10 mil a R$ 50 mil, dependendo a abrangência da experiência.

Para saber mais sobre o FNS 2013 CLIQUE AQUI

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br