Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Regional Nordeste 3 promove Encontro Anual de Comunicação

25 de abril de 2016

Comunicadores/as das Cáritas Arquidiocesanas e Diocesanas dos estados da Bahia e de Sergipe trocaram experiências, compartilharam vivências e aprenderam detalhes importantes a respeito do trabalho de um(a) comunicador(a) da Rede Cáritas no Encontro Regional de Comunicação da Cáritas Nordeste 3, ocorrido nos dias 15 e 16 de abril na cidade de Salvador/BA. Ao longo dos últimos três anos, o Regional NE3 tem buscado fortalecer a sua rede de comunicadores por meio de encontros anuais de formação. 

Perguntas como “Qual o papel do comunicador na Rede Cáritas?”; “O que nos une enquanto rede de comunicadores e comunicadoras da Cáritas?” e “Como garantir que não estejamos reproduzindo o que é feito na grande mídia?” nortearam o rumo metodológico do encontro e embasaram os debates. Os/as participantes aprofundaram questões relacionadas à comunicação como direito humano e como utilizá-la de forma estratégia a serviço da missão da Cáritas.

O grupo fez um exercício prático ao mapear fragilidades, fortalezas, ameaças e potencialidades relacionadas à comunicação para dentro e para fora da rede do Regional NE3. A partir daí, traçou estratégias para um plano de ação. Além disso, Gabriel Santiago, comunicador da Cáritas Diocesana de Irecê, dialogou sobre a comunicação voltada para a convivência com o semiárido, enquanto Henrique Oliveira, comunicador do Centro de Assessoria do Assuruá, conversou sobre a construção de uma comunicação popular colaborativa.

Para André Luís de Oliveira, comunicador da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju, o trabalho de um comunicador é importante para dentro e para fora da Rede Cáritas. “Seu papel é de criar laços entre a comunidade e o trabalho desenvolvido pela Cáritas. É do(a) comunicador(a) a responsabilidade de visibilizar as ações e, mais que isso, mobilizar socialmente as pessoas envolvidas nessas ações. Como qualquer outro trabalho, o comunicador enfrenta barreiras, mas a troca de experiências, oportunizada por encontros como esse, torna os desafios mais fáceis de lidar, pois há um apoio fraternal entre os agentes Cáritas”, avaliou ele.

No final do encontro, as mochilas dos(as) comunicadores(as) saíram carregadas de materiais que servirão de base para a continuidade do processo formativo. Os(as) participantes do encontro saíram animados(as) para desenvolver tanto os atuais quanto os futuros projetos das instituições às quais estão ligados(as) e com a certeza de que o trabalho não deve parar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3

encontro de comunicacao regional ne3

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br