English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Regional NE2 priorizará assessoria à Rede em 2017

13 de janeiro de 2017
IMG_6045

Desde os primeiros dias do ano, a equipe do Secretariado Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasileira está com a agenda repleta de atividades que se propõem a vencer os principais desafios da Rede que engloba 18 organizações membros dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Estabelecemos como primeira prioridade ir ao encontro das diretorias e das equipes executivas, ficando mais próximos das organizações, sobretudo, as mais fragilizadas”, ressaltou Angelo Zanré, secretário da Regional Nordeste 2. 

A partir dessa percepção da estrutura atual das organizações, a ideia é construir estratégias e ações que a equipe de assessoria do escritório regional possa ajudar, dando conta das necessidades e impulsionando as potencialidades das instituições que fazem parte do território.

Uma das propostas para o ano que se inicia é motivar o fortalecimento dos fóruns estaduais. Esse tipo de instância, na estrutura regional, em função de compreender quatro Estados, pode favorecer o compartilhamento de ideias e, sobretudo no ano de 2016, foi fundamental no Regional durante a preparação para o V Congresso Nacional e para o Jubileu de 60 anos da Cáritas Brasileira.

Considerando que no V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira foi incluída a formação permanente do voluntariado entre as prioridades estratégicas da Rede, Zanré acrescenta que é importante fornecer subsídios e, com a elaboração e execução de um plano específico, fortalecer a atuação dos homens e das mulheres que se dedicam à gestão e ação Cáritas nas dinâmicas diocesanas.

Para Angelo Zanré, o novo Marco Referencial da Cáritas Brasileira também traz um desafio importante para a gestão Regional no que diz respeito à relação com as dioceses. “É preciso deixar cada vez mais evidente que a Cáritas está no coração e faz parte da ação da pastoral da Igreja junto aos pobres e não é uma organização que atua paralelamente”, avaliou.

14344695_995326937231235_3400938942601359668_ne

Regional Nordeste 2 no Grito dos Excluídos em 2016

Aperfeiçoamento da gestão

Em relação à dinâmica interna, o secretariado Regional, desde 2016, vem passando por transformações importantes, como, por exemplo, em relação aos processos de gerenciamento internos. No ciclo do Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS) do ano passado, foi levantada nas discussões a necessidade de um manual de normas e procedimentos atualizado que dê bases legais para as equipes. “Além de acompanhar as organizações membros, já estávamos dando um enfoque à gestão interna e queremos avançar, utilizando os instrumentais e buscando oportunidades, mecanismos de capacitação”, destacou.

Nessa mesma lógica, uma oficina, promovida pelo Secretariado Nacional no segundo semestre de 2016, contribuiu para o alinhamento da gestão regional, com a apresentação, por exemplo, do Acordo de Convivência.

Avaliação da Regional Nordeste 2 em 2016

Avaliação da Regional Nordeste 2 em 2016

PMAS e Assembleia Regional

Além da programação de visitas às organizações membros e das ações de caráter administrativo, o ano de 2017, para o Secretariado Regional, também será voltado para o acompanhamento dos projetos, executados pela equipe do escritório, como são os casos do Cataforte III, com catadores na Paraíba, do projeto de Prevenção e Combate à Violência no Espaço Escolar, com adolescentes e jovens, em Pernambuco, entre outros, e o próprio ciclo de PMAS.

No que diz respeito ao Planejamento Operacional Anual, o encontro está marcado para os dias 18 e 19 de Fevereiro. As datas do Monitoramento Semestral e da Avaliação Anual serão definidas nesse primeiro encontro.

Ainda, dentro do calendário deste ano, está a 8ª Assembleia Regional, prevista para outubro, que será temática, mas também eletiva para o cargo de secretário. A organização dessa assembleia caberá à atual composição do Conselho Regional que deverá, nesse processo, conduzir também a eleição de três novos conselheiros, dentre os quatro titulares.

Por Wagner Cesario – Assessor da Regional Nordeste 2 / Revisão Jeronimo Calorio

Fotos da Regional Nordeste 2

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br