English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Regional NE 3 da Cáritas realiza Assembleia Eletiva

07 de agosto de 2017
Ass ne 6

Entre os dias 3 e 5 de agosto realizou-se em Salvador (BA) a 14ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, que corresponde aos estados de Bahia e Sergipe. O evento abordou o tema Pastoralidade e Bem Viver e reuniu cerca de 50 participantes, entre os quais representantes de 16 entidades membros, além do bispo referencial, Dom Valdemir Ferreira, e o secretário executivo da Cáritas Brasileira, Luís Cláudio Mandela.

 Bem Viver

Uma das atividades da programação contou com a participação de Fábio Titiá, Pataxó Hãhãhãe e morador do território Caramuru Paraguaçu, na aldeia Água Vermelha, município Pau Brasil-BA, que compartilhou a experiência dos povos indígenas brasileiros e sua relação com o bem viver.

Em sua fala Titiá resgatou a colonização brasileira, marcada pela invasão portuguesa e pelo genocídio de milhões de indígenas. “O povo indígena vivia em harmonia com a mãe natureza. Não respeitaram a nossa organização social, não respeitaram as nossas vivências. Não dá pra esperar a justiça, as nossas terras tem que ser retomadas. Não é invasão, estamos tomando de volta as terras que nos foram roubadas”, afirmou.

Fábio Titiá, Pataxó Hãhãhãe e morador do território Caramuru Paraguaçu, na aldeia Água Vermelha, município Pau Brasil-BA

Fábio Titiá, Pataxó Hãhãhãe e morador do território Caramuru Paraguaçu, na aldeia Água Vermelha

 Voluntariado

Durante a assembleia os participantes conheceram dados parciais da pesquisa realizada por Joice Santana em parceria com o Comitê de Sustentabilidade  e os membros da equipe regional e diocesanas, sobre o perfil dos voluntários da entidade. Os números refletem a realidade de 15 das 17 entidades membro que foram visitadas entre os meses de maio e junho de 2017.

Segundo Joice Santana, além de apontar o perfil do voluntariado da Rede, o levantamento sistematiza os avanços, desafios e possibilidades. “O objetivo é que essa ação contribua para organização de formação para essa prioridade estratégica”, afirma a pesquisadora.

A pesquisa revelou que, dos 536 voluntários atuantes nos estados da Bahia e Sergipe, 56% são do sexo feminino e 44% do sexo masculino. Deste número 51% são adultos, 32% jovens e 17% idosos.

A diversidade religiosa foi uma das características reveladas no levantamento. Os entrevistados se declararam católicos, evangélicos, protestantes e candomblecistas. A maior parte dos entrevistados afirmou dedicar entre duas e cinco horas semanais para a ação voluntária e a maior parte deles sinalizou atuação nas áreas de incidência política, economia solidária, articulação e apoio nas Pastorais Sociais.

Monitoramento e cultura

 Nestes dias também aconteceu o monitoramento do Plano Operacional Anual (POA), apresentação das ações do regional para o segundo semestre, avaliação da gestão, intervenções culturais, celebração eucarística e o lançamento de duas publicações.

 O lançamento dos livros reuniu os participantes do encontro para um bate papo com o padre Isaías Nascimento sobre sua obra biográfica Dom Brandão – Um pastor com cheiro de ovelhas e Joice Santana, autora do livro infanto-juvenil Davi: O menino que queria ter mais vida.

O momento cultural contou com o lançamento de duas publicações

O momento cultural contou com o lançamento de duas publicações

 Eleição Regional

Um momento marcante e fundamental nesta assembleia foi a eleição para os novos membros do Conselho e Secretaria Executiva  Regional, os escolhidos vão liderar os trabalhos na gestão de 2017-2021 da entidade. A nova equipe ficou assim constituída:

Conselho Regional

Clêusa Alves da Silva – Presidente

Jorge Gonçalves de Oliveira – Vice-presidente

Sebastiana Tiburcio dos Santos de Sousa – Secretária

Raimundo de Jesus Santos – Sub-Secretário

Davi Cravo Teles dos Santos – Suplente

Roberio Virgens Aires – Suplente

Secretaria Executiva Regional

Cátia Maria Moreira Cardoso

Na ocasião, a equipe do secretariado regional também elegeu os demais membros da coordenação colegiada, sendo eleitos Alan Alves Lustosa e Candice Ferreira de Araújo.

Membros do Conselho e Secretária Executiva Regional eleitos

Membros do Conselho e Secretária Executiva Regional para a gestão 2017-2021

Por Jucelene Rocha com informações da Cáritas Regional NE 3

 

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br