English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Regional Minas Gerais realiza monitoramento com ênfase nas novas Matrizes Nacionais

17 de julho de 2017
grupo

Entre os dias 14 e 16 de julho o Regional Minas Gerais realizou o encontro de Monitoramento. Representando o Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira participaram deste momento junto aos 48 agentes das organizações membro do Regional, Marcelo Lemos, assessor para a área de atuação Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências (Magre) e Marilene Alves (Leninha), diretora secretária da Cáritas Brasileira. 

Sob a mística do Bem Viver

Os trabalhos começaram na quinta-feira (13),  com um bonito e vivencial momento celebrativo que valorizou a apresentação de cada pessoa e recordou os fatos e lugares marcantes da última semana por onde estiveram os agentes Cáritas. A indígena Magô Pataxó protagonizou a reflexão na perspectiva do Bem Viver conduzindo o grupo com a mística deste saber ancestral. 

Magô Pataxó compartilha a mística do Bem Viver no encontro

Magô Pataxó compartilha a mística do Bem Viver no encontro

A conjuntura política, social  e econômica foi apresentada pela jovem Liliam Daniela dos Anjos, já a conjuntura eclesial foi realizada com a colaboração do padre Roberto Marcelino. O encontro dedicou um espaço de tempo para vivências e reflexões sobre o tema do Bem Viver, momentos que foram orientados por Magô Partaxó e Marcelo Lemos. Entre os aspectos contemplados nas reflexões e vivências destacaram-se a prática do cuidado e as principais características para incidência na perspectiva do Bem Viver: comunhão entre a humanidade e a natureza, complementaridade entre todos os seres vivos, relacionalidade e correspondência, e reciprocidade como ética de convivência. 

Planejando o caminho

A sexta-feira (14) marcou o segundo dia de encontro, o grupo trabalhou intensamente na retomada do Marco Referencial da Cáritas Brasileira 2017-2020, com ênfase nas matrizes atuais para o ciclo do Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS). Uma parte das organizações membro já tinha feito seu Plano Operacional Anual (POA) com base nas novas matrizes, o grupo reafirmou a necessidade de continuar esse caminho para se empoderar cada vez mais.

Outro momento do encontro foi dedicado para que o grupo pudesse aprofundar o Monitoramento também avaliando a nova matriz e a necessidade do nivelamento conceitual para as mesmas. Fez-se ainda um trabalho de organização dos espaços auxiliares de gestão em nível regional, com a proposição de organização das pastas internas de colaboração. De acordo com o  assessor Marcelo Lemos “o regional Minas Gerais está comprometido em garantir a unidade e empenhado para que todas as orientações estratégicas da Cáritas Brasileira sejam assumidas com  o novo desenho organizacional”, o assessor também parabenizou o Regional pela beleza e coragem do encontro: “houve autocrítica e ousadia, isso atualiza a pastoralidade da Rede Cáritas, isso é a verdadeira caridade com e para os pobres”.

O assessor Marcelo Lemos anima o grupo na reflexão sobre a incidência na perspectiva do Bem Viver

O assessor Marcelo Lemos anima o grupo na reflexão sobre a incidência na perspectiva do Bem Viver

Acordos e partilhas

No ultimo dia foram realizados acordos e partilhas da agenda do Regional para o próximo semestre, bem como encaminhamentos para a Assembleia Regional deste ano, que tem caráter também eletivo.  Uma frutuosa celebração da Eucarística fechou esse tempo forte de Monitoramento do Regional Minas Gerais.

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br