Região Sudeste realiza oficina sobre Fundos Solidários

11 de abril de 2012

“Eu acredito que o mundo será melhor

Quando o menor que padece acreditar no menor”

Refrão da música: eu acredito.

Nos dias 02 a 04 de abril, aconteceu em São Paulo, na casa de Formação Sagrada Família, a Oficina sobre Fundos Solidários, atividade prevista no Projeto Nacional dos Fundos solidários. O evento reuniu cerca de 20 pessoas, representando fundos solidários e entidades de apoio.

O encontro teve dois grandes momentos. O primeiro envolveu discussões que procuraram aprofundar o conhecimento sobre os aspectos teóricos dos fundos solidários. Para isto, foi feito um resgate histórico e apresentado alguns conceitos utilizados atualmente para definir esta metodologia de finança solidária. Neste primeiro momento, os presentes também realizaram uma análise de conjuntura compartilhada sobre a realidade brasileira, principalmente, sobre o modelo de desenvolvimento empregado pelo Estado brasileiro, que tem provocado inúmeros danos às pessoas e ao meio ambiente.

Outro ponto forte da oficina foi a apresentação das diversas experiências de fundos, os quais os representantes estavam presentes na atividade. Teve destaque a experiência do fundo de compra de terra coletiva, gerido pela Associação de Agricultores de Araponga, na Zona da Mata de Minas Gerais. Romualdo Macedo relatou a iniciativa, surgida na década de 80, que a partir de uma leitura da Bíblica nos grupos de CEB´s (Comunidade Eclesiais de Base) partiram para a conquista da terra através da formação de um fundo coletivo para compra. Hoje, o grupo avançou e formou uma cooperativa de crédito.

Outra metodologia de fundo foi apresentada pela Associação Vencer Juntos com Cristo, da região de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O fundo conta com a parceria da Fundação Esquel e Pastoral da Criança, apoiando inúmeros projetos urbanos e rurais da região. Também foi partilhada a experiência da COOHABRAS (Cooperativa Habitacional Central do Brasil). Fundada em2010, aCooperativa trabalha com a organização de grupos populares na perspectiva da conquista da casa própria. Ela surgiu, inicialmente, no Sul do Brasil, mas hoje está presente em vários estados do país.

A oficina foi concluída com o repasse de informações sobre o Projeto Fundos Solidários Sudeste. Até o momento, foram mapeados mais de 28 fundos, outros 10 novos foram fomentados e mais de 11 oficinas de formação foram realizadas com objetivos de divulgação da metodologia dos fundos e construção de parcerias para formação das redes nos estados.

por Samuel da Silva, da Cáritas Regional de Minas Gerais