Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte
← Voltar

Rede Cáritas de São Paulo realiza Fórum Regional

Um dos principais assuntos abordados durante o evento foi a campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”

A Cáritas Brasileira Regional São Paulo realizou no dia 02 de agosto, no Centro Comunitário São Francisco de Assis em Jundiaí, o 1º Fórum Cáritas São Paulo, um momento de sensibilização para a campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Com o tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, o foco especial foi para nosso estado em suas realidades de desigualdades, fome e miséria.

Contamos com a presença de 35 pessoas representando as Cáritas (Arqui)Diocesanas de São Paulo, Campinas, Botucatu, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Bragança Paulista, Campo Limpo e Osasco.

Foi um importante momento de acolhida, mística, encontro e partilha das entidades membros que refletiram sobre a temática que trabalharão até 2015 em torno da campanha mundial. Contamos com a assessoria de Maria Rita Marques de Oliveira, docente da UNESP e da Rede SANS UNASUL, que nos falou sobre A fome no estado de São Paulo, Valter Luiz Lara, teólogo e doutorando da Universidade Metodista que nos provocou sobre o tema: a igreja de Jesus Cristo é a igreja dos pobres?, e Marcelo Lemos, do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, que abordou as questões mais práticas da campanha mundial no Brasil.

O estado de São Paulo é o estado mais rico do país, porém há altos índices de desigualdades. O estado é dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,801 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil e conta com mais de 43 milhões de habitantes, cerca de 22% da população brasileira. Por outro lado, em São Paulo, houve um aumento na concentração de renda, se há dez anos, 1% da população da capital paulista embolsava 13% da renda total, atualmente abocanha 20%. Já os 50% mais pobres faturam apenas 10,57% da riqueza da cidade.

E diante destas reflexões e provocações durante o dia, acordamos alguns compromissos:

ü  Que cada entidade membro ficará responsável por sensibilizar grupos, pastorais e movimentos para as rodas de conversa e ao final encaminhar 25 instrumentos para construção de mapas sobre a fome. (o anexo verde que está junto com o material das rodas).

ü  O prazo será até o dia 05 de novembro de 2014 para o encaminhamento ao Secretariado Regional da Cáritas Brasileira.

ü  O Secretariado Regional ficou de elaborar um passo-a-passo para a realização das Rodas de Conversa e o preenchimento do instrumental para construção de mapas.

ü  Que na Assembleia Regional, em 13 de setembro, que as Rodas de conversa estejam contempladas na metodologia do dia.

ü  16 de outubro, Dia de Mobilização Regional em torno da campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Com o tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, realizando alguma atividade/momento que faça eco sobre a campanha.

Terminamos nosso dia com a certeza de que foi um encontro especial, com formação, mobilização e integração. Agora depende de nossas entidades membros assumirem esse compromisso que é de todos nós!

por Serginho Silva, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional São Paulo