Projeto Nossa Feira Popular e Solidária inaugura Feira Livre de Pindaré-Mirim, no Maranhão, completamente revitalizada

02 de setembro de 2019

Localizado há 254 km da capital São Luís do Maranhão, o município Pindaré-Mirim recebeu no dia 29 de agosto sua Feira Livre revitalizada pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária. A iniciativa é promovida pela Cáritas Brasileira e financiada pela Fundação Banco do Brasil.

Francisco das Chagas é artesão. Ele produz e vende seus enfeites de Bumba meu boi. (Foto: arquivo Cáritas Brasileira)

Ao todo, 65 feirantes foram beneficiados. Francisco das Chagas, que há 26 anos trabalha com artesanato, contou com animação a satisfação de ter a Feira revitalizada. “Estou gostando e achando muito bonito. É um incentivo pra nós termos força e coragem para nos unir mais vezes para levar mais adiante o nosso trabalho”, disse.

A Feira Livre de Pindaré-Mirim, que tem o foco em artesanato, recebeu lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de jalecos para todos os feirantes e duas balanças mecânicas. Todos os feirantes foram favorecidos com barracas novas e capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

A Cáritas Brasileira aposta na Economia Popular Solidária (EPS) como estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais, como forma de fazer frente às desigualdades sociais.

Feira Livre de Pindaré-Mirim revitalizada e com barracas novas. (Foto: arquivo Cáritas Brasileira)

Patrick Pinheiro, gerente da agência do Banco do Brasil de Pindaré-Mirim, destacou a importância da parceria do Banco do Brasil com a Cáritas Brasileira para colocar o projeto em prática. “A gente vê a movimentação e a colaboração da Cáritas na organização, desde o começo nas palestras, até hoje na inauguração das barracas”, falou. “As pessoas beneficiadas estão animadas e felizes, e a promessa é que [a feira] cresça e desenvolva sempre em parceria com o Banco do Brasil, e a Cáritas produzindo e participando do processo”, finalizou.

Com 47 anos de idade, Cladivânia de Jesus Maciel Lima tem o artesanato como forma de trabalho por mais da metade de sua vida. (Foto: arquivo Cáritas Brasileira)

Cledivânia de Jesus Maciel Lima trabalha com artesanato há 25 anos, ela garantiu que a revitalização fará muita diferença para os feirantes. “Vai fazer uma grande diferença para todas nós, até porque nós não tínhamos uma estrutura dessas, e agora nós temos nossas barracas e estamos satisfeitas”, argumentou.

Vanilda da Silva, 64 anos, usa conchas, madeira, e crochê no seu artesanato. (Foto: arquivo Cáritas Brasileira)

Vanilda da Silva, artesã há oito anos, vende suas miniaturas feitas com produtos da terra. Para ela a felicidade é grande e a esperança também. “Quando tudo estiver bem definido as coisas vão melhorar. Eu tenho certeza que todo mundo vai trabalhar com alegria e muito amor, está todo mundo muito empolgado”, apontou. “Estão todos muito felizes”.

O projeto atendeu, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que foram utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, empreendedorismo, oficina culturais e gestão dos resíduos sólidos na perspectiva da Economia Popular Solidária.

Inauguração da Feira Livre de Pindaré-Mirim, Maranhão. (Foto: arquivo Cáritas Brasileira)