Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Projeto Cisterna nas Escolas é executado pela Cáritas no Piauí

24 de agosto de 2016

Na última quinta-feira, dia 18 de agosto, na cidade de Picos, Piauí, representantes de 11 municípios se reuniram no Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas, uma realização da ASA Brasil (Articulação do Semiárido Brasileiro) que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para o armazenamento da água de chuva. No Piauí, duas UGTs (Unidades Gestoras Territoriais) ficaram responsáveis por executar o projeto, entre elas a Cáritas Brasileira Regional Piauí e a Obra Kolping. Juntas, elas irão viabilizar a construção de 88 cisternas, abrangendo 11 municípios no estado.

Carlos Humberto Campos, vice-presidente da ASA Brasil e coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), fez a apresentação do projeto, pontuando a importância de se possibilitar o acesso à água de qualidade, de forma a viabilizar o bom funcionamento das escolas na região, especialmente nos períodos mais secos, visando garantir a frequência escolar e o melhor desempenho dos(as) alunos(as). Carlos, que também é assessor regional da Cáritas no Piauí, destacou em sua fala que é fundamental o envolvimento de todos, pois os benefícios trazidos com a implantação das cisternas destinam-se não só aos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino, mas também às famílias que moram nas comunidades beneficiadas.

Ainda durante o lançamento do projeto, firmaram-se parcerias entre os representantes das entidades e os gestores dos municípios. Na ocasião, foram apresentadas todas as etapas do projeto, desde a mobilização social com a seleção e o cadastramento de escolas e comunidades, as capacitações de pedreiros, das comissões municipais e temáticas acerca da gestão dos recursos hídricos, além da construção de cisternas em caráter estrutural e da prestação de contas. Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social e membros da Igreja também participaram do encontro.

Por Marciene Cruz / Comunicadora popular na Cáritas Regional Piauí

Outras fotos:

20160308_074954 (1)

Face

 

20160308_151500

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br