English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Convivência com o Semiárido

Mais de 100 mil famílias já foram atendidas com obras hídricas e mais de 70 mil com atividades educacionais e produtivas

O desenvolvimento sustentável e solidário vai além do aspecto econômico, integrando as dimensões sociais, culturais, políticas e ambientais – tendo como finalidade a melhoria da qualidade de vida. Essa concepção tem como fundamento à mobilização social e coletiva para a autogestão de seu desenvolvimento.

Semiárido é o ecossistema caracterizado, entre outros, pela má distribuição das chuvas no tempo e no espaço levando a concentração do volume pluviométrico em determinados períodos do ano. No Brasil, está presente em 10 estados, numa área de aproximadamente 970 mil km², na qual vivem 22 milhões de pessoas.

A Cáritas Brasileira promove a Convivência com o Semiárido a partir da mobilização e organização comunitária; formação técnica e política para o desenvolvimento local sustentável; implementação de obras hídricas (cisternas, pequenas barragens, perfuração de poços) e de projetos produtivos (criação de pequenos animais, lavouras coletivas, hortas medicinais, entre outros).

A entidade atua também na formação de educadores/as e comunidades para a educação contextualizada à região, valorizando os saberes e as culturas locais.

Mobilizar e articular a sociedade civil para o controle social de políticas públicas são ações estratégicas da Cáritas em defesa dos direitos das populações sertanejas.

Desde 1999, mais de 100 mil famílias foram atendidas com obras hídricas e mais de 70 mil com atividades educacionais e produtivas.

Para ler notícias relacionadas ao tema CLIQUE AQUI

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br