Catadores e catadoras de recicláveis

A Cáritas apóia mais de 5,7 mil catadores/as a trabalharem com segurança e dignidade

A Cáritas Brasileira atua no enfrentamento da pobreza e pela valorização da profissão de catador e catadora de materiais recicláveis. A entidade assessora grupos informais na formação de cooperativas e associações, apóia a organização do trabalho, além de atuar no fortalecimento da estrutura para auxiliar em trabalhos como: obtenção de galpão para estocar os materiais coletados, equipamentos de proteção, máquinas de processamento de materiais, entre outros.

Desde 2003, mais de 5,7 mil catadores/as foram beneficiados/as.

A Cáritas e os/as catadores/as discutem a erradicação dos lixões, a estruturação do trabalho e a política de coleta seletiva como atuação de desenvolvimento socioambiental, garantindo a autonomia de organização dos grupos.

Essa perspectiva é adotada nos cursos de formação, com destaque para a abordagem da defesa e garantia de seus direitos. Catadores/as passam a se reconhecer e ser reconhecidos como cidadãos de direitos e passam a reivindicar o acesso aos serviços públicos de saúde, educação e moradia, dentre outros direitos.

A entidade estimula a mobilização para erradicação do trabalho infantil. As ações desenvolvidas com os filhos e filhas de catadores/as diminuíram o trabalho de crianças na catação e proporcionaram sua inserção em programas governamentais, além da permanência na escola. As atividades lúdicas nas comunidades ampliaram a compreensão dos seus próprios direitos.

Para ler notícias relacionadas ao tema CLIQUE AQUI

SOS HAITI FURACÃO