Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte
← Voltar

Prêmio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento recebe inscrições até dia 30 de junho

Lançado pela Caritas Internationalis no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em Roma, capital da Itália, o Prêmio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento está recebendo experiências brasileiras interessadas em participar até o dia 30 de junho.

Podem participar mulheres ou grupo de mulheres que fazem parte da Rede Cáritas ou parceiros vinculados à entidade que trabalham e lutam pela superação da fome no mundo. O prêmio faz parte da campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada em mais de 150 países no dia 10 de dezembro de 2013. No final do processo, serão escolhidas duas experiências vencedoras que receberão um prêmio de 10 mil euros cada, ou mais de 30 mil reais.

Quem pode participar?

1 – Mulheres e/ou grupos de mulheres que pertencem a Rede Cáritas. Por exemplo, programas ou projetos de Cáritas liderados por mulheres.

2 – Mulheres e/ou grupo de mulheres que trabalham com a Rede Cáritas, mas fora dela. Por exemplo, associações, cooperativas ou outras organizações vinculadas com a Rede Cáritas.

Em todas as fases, serão considerados os critérios de seleção pré estabelecidos pela Caritas Internationalis como melhoria da segurança alimentar na comunidade; inovação; impactos positivos na vida das mulheres; sustentabilidade; mudanças sociais positivas; incidência; alianças estratégias; inclusão social; entre outros.

Para ver a lista completa dos critérios CLIQUE AQUI.

Como participar?

Para participar as interessadas devem enviar até o dia 30 de junho o formulário de inscrição preenchido para o email campanhamundial@caritas.org.br. As inscrições só serão aceitas via internet e são gratuitas.

Para baixar o formulário de inscrição CLIQUE AQUI

Como será o processo de seleção?

O processo será desenvolvido em três etapas: nacional, latino americano e caribenha e internacional. De hoje ao dia 30 de junho, o Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira receberá as inscrições de experiências nacionais. Destas, três projetos serão selecionados para participar da etapa da América Latina e Caribe que enviará para Caritas Internationalis as três melhores experiências da região. A Caritas Internationalis, por sua vez, selecionará duas experiências vencedoras a partir de todos os projetos participantes em todos os países em que a entidade atua.

No Brasil, os três projetos selecionados serão classificados por um júri composto pelos assessores nacionais da Cáritas Brasileira.

Calendário

Etapa nacional: junho de 2014

Etapa latino americana e caribenha: julho e agosto de 2014

Etapa internacional e cerimônia de premiação: setembro de 2014. A data exata e o lugar da cerimônia de premiação serão divulgadas pela Caritas Internationalis em seu devido tempo.

Todas as informações referente ao prêmio, experiências classificadas, entre outros também serão divulgadas pela Cáritas Brasileira.

Dúvidas?

Envie um email para campanhamundial@caritas.org.br ou ligue para (61) 3521-0350.

MULHER 10Reconhecimento

O Presidente da Caritas Internationalis, o cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, disse que “o prêmio reconhece as melhores práticas das mulheres na agricultura. Celebrando com elas, chegamos mais perto de acabar com a fome mundial”.

As mulheres produzem cerca da metade de todo o alimento do mundo, porém possuem, apenas, dois por cento de toda a terra. Em todas as regiões elas têm menos acesso a recursos se comparadas aos homens. Se as oportunidades fossem no mesmo nível, as mulheres poderiam elevar a produção em 20% a 30%. Globalmente, isso poderia tirar de 100 a 150 milhões de pessoas da fome. Além disso, quando as mulheres assumem o controle das despesas domésticas, pesquisas mostram que elas gastam com comida, saúde, roupas e educação para seus filhos.

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional