English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Pesqueira (PE) lançará programação do Centenário da Diocese

15 de setembro de 2015
pesqueira diocese 100 anos

No dia 02 de agosto de 1918, o Papa Bento XV, instituía a Diocese de Pesqueira. Este foi um marco importante para o anúncio do Evangelho que, na verdade, começou bem antes entre os nossos povos e etnias. Atualmente, com sede no município homônimo, a Diocese começou instituir as suas 25 paróquias distribuídas em 13 municípios.

No próximo dia 19 de setembro, às 16h no Seminário São José, a Diocese de Pesqueira lançará oficialmente a programação do Centenário da Diocese. Neste ano, inicia o processo rumo aos cem anos, que culminará em 2018. Para esses três anos de preparação, a Diocese está vivenciando um marco em sua história, o primeiro Sínodo Diocesano.

“Com o apoio dos padres e dos leigos, na Assembleia Diocesana, ficou aprovado que realmente devíamos fazer um Sínodo Pastoral que pudesse olhar o caminho que estamos fazendo e traçar o rumo para os próximos anos”, diz o Bispo Diocesano, Dom José Luíz.

A partir disso, o Sínodo foi dividido em cinco sessões: a primeira será no dia 07 de novembro, com o tema “Igreja em Estado Permanente de Missão”; a segunda será em 09 de julho de 2016 - “Igreja, casa de iniciação à vida cristã”; a terceira ocorrerá no dia 19 de novembro de 2016 - “Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral”; a quarta acontecerá no dia 08 de julho de 2017 –  “Igreja, comunidade de comunidade”; e a última sessão será no dia 12 de novembro de 2017 - “Igreja, a serviço da vida plena para todos”.

“No final, pretendemos fazer uma Assembleia e convocar o povo de Deus, para que eles digam ao Bispo quais os caminhos que devemos e queremos seguir. É uma oportunidade para que a gente escute a voz do povo das nossas comunidades”, declara o Bispo.

E para marcar esse centenário com gestos concretos, duas reformas serão realizadas: no Centro Pastoral São João Paulo II e no Museu Diocesano. Para a realização dessas ações serão feitas campanhas, mutirões, parcerias, venda de camisas, canecas e outras peças. Grandes trabalhos que irão precisar do total envolvimento da comunidade. Além disso, a Diocese também vivenciará outros momentos, entre eles, retiros, peregrinações, eventos, entre outros.​

 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br