Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Pesqueira (PE) lançará programação do Centenário da Diocese

15 de setembro de 2015

No dia 02 de agosto de 1918, o Papa Bento XV, instituía a Diocese de Pesqueira. Este foi um marco importante para o anúncio do Evangelho que, na verdade, começou bem antes entre os nossos povos e etnias. Atualmente, com sede no município homônimo, a Diocese começou instituir as suas 25 paróquias distribuídas em 13 municípios.

No próximo dia 19 de setembro, às 16h no Seminário São José, a Diocese de Pesqueira lançará oficialmente a programação do Centenário da Diocese. Neste ano, inicia o processo rumo aos cem anos, que culminará em 2018. Para esses três anos de preparação, a Diocese está vivenciando um marco em sua história, o primeiro Sínodo Diocesano.

“Com o apoio dos padres e dos leigos, na Assembleia Diocesana, ficou aprovado que realmente devíamos fazer um Sínodo Pastoral que pudesse olhar o caminho que estamos fazendo e traçar o rumo para os próximos anos”, diz o Bispo Diocesano, Dom José Luíz.

A partir disso, o Sínodo foi dividido em cinco sessões: a primeira será no dia 07 de novembro, com o tema “Igreja em Estado Permanente de Missão”; a segunda será em 09 de julho de 2016 – “Igreja, casa de iniciação à vida cristã”; a terceira ocorrerá no dia 19 de novembro de 2016 – “Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral”; a quarta acontecerá no dia 08 de julho de 2017 –  “Igreja, comunidade de comunidade”; e a última sessão será no dia 12 de novembro de 2017 – “Igreja, a serviço da vida plena para todos”.

“No final, pretendemos fazer uma Assembleia e convocar o povo de Deus, para que eles digam ao Bispo quais os caminhos que devemos e queremos seguir. É uma oportunidade para que a gente escute a voz do povo das nossas comunidades”, declara o Bispo.

E para marcar esse centenário com gestos concretos, duas reformas serão realizadas: no Centro Pastoral São João Paulo II e no Museu Diocesano. Para a realização dessas ações serão feitas campanhas, mutirões, parcerias, venda de camisas, canecas e outras peças. Grandes trabalhos que irão precisar do total envolvimento da comunidade. Além disso, a Diocese também vivenciará outros momentos, entre eles, retiros, peregrinações, eventos, entre outros.​

 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br